Guedes ataca de novo: economia em desaceleração
O governo continua vendendo céu de brigadeiro na economia, apesar da dura realidade mostrada pelos operadores do mercado financeiro e do próprio Banco Central. Na segunda, 15, a prévia do PIB subiu meros 0,57% no segundo trimestre. O dado do BC confirma desaceleração econômica. O índice fica bem abaixo do 1,11% visto no primeiro trimestre.
Considerada a “prévia” do PIB brasileiro, o indicador perdeu força em relação ao primeiro trimestre, quando a variação foi de 1,11% – em um sinal de desaceleração da economia no período.
Na comparação com o mês de maio, o IBC-Br apresentou uma expansão de 0,69% e interrompeu uma sequência de dois meses em queda. Segundo o Banco Central, a expansão acumulada pela economia brasileira no primeiro trimestre ficou em 2,24% (dados sem ajuste sazonal), enquanto o crescimento em 12 meses até junho ficou em 2,18% – dados sem ajuste sazonal.
A desaceleração no segundo trimestre já era esperada. No período, houve aumento da inflação — +10,07% nos últimos 12 meses — e aumento da taxa de juros da economia — 13,75%, maior percentual desde a saída de Dilma, em 2016.
Por fim, na média móvel trimestral, usada para captar tendências, o IBC-Br teve queda de 0,03% em relação aos três meses encerrados em maio. •