Destruição continua: outra refinaria vendida
A política criminosa de desmonte da Petrobrás continua, graças ao governo Bolsonaro. A estatal anunciou a venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), localizada na cidade de Mucuripe (CE) à Grepar Participações Ltda por 55% do preço real da planta.
O cálculo foi estimado em um estudo realizado pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep). Estão vendendo a refinaria a preço de nada. O Sindicato dos Petroleiros do Ceará (Sindipetro-CE) promoveu um protesto contra e venda da refinaria,.
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) vai acionar a Justiça para impedir que a petroleira venda a Lubnor, como fez com a Refinaria Landulfo Alves (Rlam), da Bahia, a preço de banana. Naquele estado, a população está pagando os preços mais altos pelos combustíveis do país.
De acordo com o Ineep, a Lubnor está avaliada com valor mínimo, em US$ 62 milhões, mas o valor negociado pela estatal é de US$ 34 milhões. Ou seja, quem comprar vai levar a refinaria por quase metade do preço.
O economista Eduardo Costa Pinto observa que as refinarias que estão sendo vendidas pelo governo, como a da Bahia e do Amazonas, são praticamente pela metade do preço. “Quem ganha com isso?“, pergunta. •