A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou na sexta-feira, 10, pesquisa em parceria com o Instituto FSB que revela que sete em cada dez brasileiros consideram a situação econômica do Brasil ruim ou péssima.

Para 80% dos entrevistados, essa é uma das piores crises econômicas que o país já enfrentou. Apenas 22% da população acreditam que, em comparação com os últimos 6 meses, a economia melhorou. Para 56%, ela piorou.

Para 73% dos pesquisados, a inflação aumentou muito (51%) ou um pouco (22%) nos últimos seis meses. Três em cada quatro brasileiros (75%) dizem que sua situação financeira foi afetada pelo aumento dos preços.

A maioria dos entrevistados acredita que a situação ainda deve piorar nos próximos seis meses. Para 29% dos brasileiros, a inflação ainda deva aumentar muito, e para 25% ela ainda vai subir um pouco.

Diante das dificuldades, 74% dos entrevistados tiveram de reduzir os gastos, percentual igual a maio de 2020. Entre os que afirmaram que diminuíram as despesas, 58% afirmam que a redução foi muito grande (20%) ou grande (38%). Os percentuais de redução de gastos são os maiores registrados pela pesquisa desde o início da pandemia: 18 pontos acima do segundo maior índice (40%), registrado em maio de 2020 e abril de 2021. •

`