As amizades de Zero Quatro com lobista
Documentos da CPI da Covid revelaram que Jair Renan Bolsonaro, o filho ZeroQuatro do presidente Jair Bolsonaro, abriu uma empresa com ajuda de um lobista enrolado com esquema de corrupção dentro do Ministério da Saúde. Marconny Albernaz de Faria é apontado pela CPI como intermediário da Precisa, que fechou contrato com o Ministério da Saúde de mais de R$ 1 bilhão para venda de vacina contra Covid — suspenso por suspeita de irregularidade.
Conversas no aparelho celular do lobista foram copiadas a pedido do Ministério Público Federal no Pará e enviadas para a CPI. Os senadores da comissão descobriram que Jair Renan trocou pelo menos uma centena de mensagens com o lobista. Em um dos diálogos, Albernaz oferece ajuda a Zero Quatro para abrir uma empresa.
O lobista mostrou-se solícito: “Bora resolver as questões dos seus contratos! Se preocupe com isso. Como te falei, eu e o William estamos à sua disposição para te ajudar”. Jair Renan agradeceu a oferta. “Show irmão. Eu vou organizar com Allan a gente se encontrar e organizar (sic) tudo. Allan Lucena é sócio de Jair Renan.
A empresa de ZeroQuatro foi inaugurada em novembro do ano passado em um camarote dentro do estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília. Segundo a Receita Federal, a empresa atua na área de eventos, feiras e produção de eventos esportivos.