Exame custa R$ 30 e permitirá ao SUS diagnóstico de Covid por mostra de saliva e secreção nasal

 

Mais uma vez, uma universidade pública, setor tão vilipendiado pelo neoliberalismo brasileiro, contribui decisivamente pelo progresso da ciência no Brasil. Cientistas do Instituto de Bioquímica e do campus Duque de Caxias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criaram um kit que diagnostica a presença de coronavírus a partir de mostras de saliva e de secreção nasal. Com custo baixíssimo — R$ 30 reais — é possível obter um diagnóstico de Covid-19.

Uma pesquisa realizada com 60 pacientes mostra que o teste tem 100% de eficácia em comparação ao invasivo exame PCR, que tem um custo mais elevado. De acordo com pesquisadores, o exame pode ser realizado em lugares com pouca infraestrutura e o resultado é conferido a partir da cor exibida. Se a amostra ficar rosa o resultado é negativo. Se ficar amarela, é positivo.

Coordenada pelas pesquisadoras Mônica Lomeli e Fabiana Ávila Carneiro, a equipe conta ainda com a participação de cinco alunos da UFRJ das áreas de Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Nanotecnologia.

A meta prioritária é fazer a distribuição do kit pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Queremos tornar possível a comercialização dos testes. Por isso estamos em busca de parceiros que nos ajudem a produzir em larga escala”, explica Fabiana Ávila Carneiro. “O SUS  é nossa meta prioritária, pois dessa forma poderemos contribuir para o maior acesso da população ao diagnóstico e cooperar para o enfrentamento da pandemia”.

O Lamp-COVID-19 identifica pedaços de RNA do coronavírus. A eficácia do novo teste em comparação ao PCR tradicional é de 100%, segundo a UFRJ.