O livro Cultura Política das Periferias. Estratégias de Reexistência, lançado em 29 de março pelo selo Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo, está disponível para ser baixado gratuitamente no site da FPA. O lançamento teve a participação de autores, poetas, musicistas e rappers.

Organizada por Ana Lucia Silva Souza, a publicação traz um capítulo introdutório e 23 artigos de 42 autores que expressam vozes de coletivos, produções e fazeres da cultura periférica, na contramão dos apagamentos e silenciamentos sistemáticos cotidianos, em especial os das juventudes negras, que ocorrem no país.

A publicação abre uma série de três livros que tratarão também dos temas Violência e Trabalho, em relatos e poemas sobre experiências vividas por ativistas, intelectuais, estudantes, militantes e artistas, que produzem e promovem a resistência nas periferias de todo o Brasil.

O Projeto Reconexão Periferias compreende que as periferias do Brasil, ao mesmo tempo em que concentram os corpos das desigualdades e exclusão, também aglutinam atrizes e atores que protagonizam diversos projetos e ações criativas e políticas que dão forma às agendas emergentes e iniciativas autônomas que por sua vez respondem aos problemas imediatos da população local influenciando as políticas públicas em vários segmentos.

É nesta perspectiva que este livro reúne ativistas, intelectuais, artistas, educadoras e educadores que narram projetos, intervenções e efeitos de participação política em diversos espaços. São mulheres e homens de vários cantos do Brasil, que têm em comum a luta por mais direitos e por uma vida mais justa para todas as pessoas, e também a escrita em diferenciadas cadências para afirmar a importância de fazer, de registrar, de disseminar uma história que agora a gente mesmo quer contar. Para algumas pessoas, e isso é importante marcar, trata-se da inauguração do exercício de colocar o preto no branco do papel, e ainda mais ter o seu nome impresso em um sumário de livro.

Sobre o Reconexão Periferias

O projeto nasceu de uma resolução partidária do 6º Congresso do PT, em 2017, contexto no qual o partido procurava se recompor do processo de impeachment ilegal contra a presidenta Dilma Rousseff, restabelecendo uma relação da sigla com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e ativistas que florescem nas periferias do Brasil.

Com a colaboração de muitas pessoas em todo o território nacional, foram realizados encontros, estudos e produção de conteúdo para internet, movimentando arenas locais e nacionais, dando vazão e proeminência à resistência Brasil afora.

Ficha técnica

Livro Cultura Política das Periferias Estratégias de Reexistência

Editora Fundação Perseu Abramo, selo Reconexão Periferias

Organização: Ana Lucia Silva Souza.