O conselho curador da FPA
Uma ex-presidenta da República, ex-ministros de Estado, secretários estaduais e municipais, deputados, vereadores, gestores, economistas, intelectuais e professores. Esse é o time de conselheiros da Fundação Perseu Abramo, cuja presidência de honra é ocupada pela ex-presidenta Dilma Rousseff. O presidente do Conselho Curador é o ex-prefeito e ex-ministro da Educação Fernando Haddad.
O Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo é composto por 21 membros designados pelo Diretório Nacional, cabendo-lhe não apenas as tarefas de fiscalização, de aprovação das contas, do orçamento e do plano de trabalho anuais, mas também as de decisão em todas as questões importantes como as relativas a eventuais alterações do estatuto ou do patrimônio da instituição. Além disso é quem define as linhas gerais de trabalho e a contribuição para o desenvolvimento das atividades da fundação por meio da avaliação crítica dos projetos em andamento e de sugestões para novas iniciativas. Para cumprimento dessas responsabilidades são previstas reuniões ordinárias trimestrais. Saiba quem integra o conselho.
Dilma Rousseff
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Rio Grande do Sul (1974-1977) é doutora Honoris Causa pela Universidad Metropolitana para la Educación e Trabajo (UMET), da Argentina; doutora Honoris Causa pela Universidad Nacional de José Clemente Paz, da Argentina. Foi presidenta da República do Brasil entre 2011 e 2016. No governo Lula, foi ministra-chefa da Casa Civil da Presidência da República e ministra de Minas e Energia. Em 2002, foi coordenadora de Infra-estrutura do Governo de Transição. Entre 1993-1994 e 1999-2002, foi secretária de Estado de Energia, Minas e Comunicações do governo do Rio Grande do Sul, na gestão de Alceu Colares. Entre 1991 e 1993, foi presidenta da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (FEE). Entre 1986 e 1988, foi secretária Municipal da Fazenda do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É presidenta de honra do Conselho Curador.
Fernando Haddad
Professor universitário e advogado, é mestre em Economia e Doutor em Filosofia pela USP. Professor do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP. Foi ministro de Estado da Educação, no governo Lula, entre 2005 e 2012. Foi prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016. É o presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo. Em 2018, foi o candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República.
Arthur Chioro
Médico sanitarista, é mestre pela Unicamp e doutor pela Unifesp em Saúde Coletiva. Professor do Departamento de Medicina Preventiva e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). É membro do Laboratório de Saúde Coletiva (Lascol). Foi secretário de Saúde de São Vicente (SP) entre 1993 e 1996, e de São Bernardo do Campo (SP), entre 2009 e 2014. Foi presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) por três mandatos. Também foi diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005) e ministro de Estado da Saúde no governo Dilma Rousseff, entre 2014 e 2015. É o coordenador do NAPP-Saúde.
Ana Maria de Carvalho Fontenele
Professora associada e pesquisadora do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará. Tem Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo. Foi secretária municipal de Administração, secretária municipal de Educação e secretária municipal de Saúde em Fortaleza (CE), entre 2005 e 2012. Desempenhou a função de assessora especial do Ministro da Saúde (2013) e foi Secretária Executiva da Secretaria do Estado da Cultura do Ceará (2015-2016).
Arlete Sampaio
Médica sanitarista, dirigente do PT, foi vice-governadora do Distrito Federal entre 1995 e 1998. Foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social no governo Lula e secretária do Desenvolvimento Social do GDF em 2011. Está no terceiro mandato como deputada distrital, presidindo a Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Azilton Ferreira Viana
É doutor e mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Membro da Executiva da Secretaria Nacional LGBT do PT. Atuou como Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais entre 2003 e 2006. Foi membro das comissões dos programas de governo do PT para o segmento LGBTI nos governos Lula e Dilma e membro da Comissão do Programa de Governo do PT em Minas para o segmento LGBTI em 2014 e 2018.
Camila Vieira dos Santos
Começou a militância no movimento estudantil em Brasília. Graduou-se em Comunicação Social na Universidade Católica de Brasília. Foi dirigente estadual do PT da Bahia e é membro do Diretório Municipal do PT em Salvador. No jornalismo se especializou em comunicação integrada e assessoria de comunicação, marketing político e gestão de mídias sociais. Foi assessora especial de comunicação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza da Bahia, entre 2007 e 2010. Coordenou a comunicação da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, entre 2010 e 2012. Foi coordenadora de publicidade da Secretaria Especial de Direitos Humanos no governo Dilma Rousseff. É chefe de gabinete do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia — TVE Bahia e Educadora FM — emissoras públicas da Bahia.
Celso Amorim
Diplomata aposentado, foi ministro das Relações Exteriores no governo Lula e ministro da Defesa no governo Dilma Rousseff. É presidente do Comitê de Solidariedade Internacional a Lula e Defesa da Democracia.
Dilson de Moura Peixoto Filho
Técnico em Telecomunicações. Foi presidente do Sindicato dos Telefônicos de Pernambuco (SINTTEL-PE), entre 1984-1990, e da CUT de Pernambuco, entre 1988 e 1990. Foi vereador do Recife (PT) por quatro mandatos (1992-2008) e secretário de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife (2003-2008) nas gestões de João Paulo (PT).No estado, foi criador e presidente do Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), entre 2007 e 2011, e secretário estadual das Cidades (2010-2011). Entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2021, foi secretário estadual de Desenvolvimento Agrário.
Eleonora Menicucci
Professora Titular Sênior do Departamento de Medicina preventiva da UNIFESP, Ex-pro-reitora de Extensão da UNIFESP, é coordenadora do NAPP-Mulher. Foi ministra de Política para as Mulheres nos governos Dilma Roussef.
Eliane Aquino Custódio
Jornalista, presidiu a Ong Missão Criança em Aracajú, fundou o Instituto Marcelo Deda e hoje é vice-governadora pelo PT no Estado de Sergipe.
Elisa Guaraná de Castro
Antropóloga, é professora associada do Departamento de Ciências Sociais da UFRRJ, desde 1998. Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, é mestra em Sociologia pela UFRJ e doutora em Antropologia Social pela UFRJ. Professora da graduação, da Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) e da Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS). É Integrante do Núcleo de Antropologia da Política e participa do Grupo de Trabalho Infâncias e Juventudes da CLACSO.
Esther Bemerguy de Albuquerque
Economista pela UFPA, é especialista em Teoria Econômica pela UNICAMP/UNAMA e funcionária do Banco do Brasil entre 1983 e 1995. Foi Secretária de Finanças, entre 1997 e 2003, do governo do PT na Prefeitura de Belém. Foi secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República entre 2004 e 2011 e secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, entre 2012 e 2014.
Everaldo de Oliveira Andrade
Professor livre docente de História Contemporânea no Departamento de História da USP. Foi coordenador do programa de pós-graduação em História Econômica e do Laboratório de Economia Política da USP. Atua no movimento sindical docente pelo Fórum Renova Andes como membro da coordenação nacional e na Associação dos Docentes da USP. Na campanha do PT à prefeitura da capital de São Paulo, em 2020, organizou o livro “Universidade e Periferias” com o comitê de docentes e a proposta de criação de uma universidade municipal. Coordenou o comitê Lula Livre da USP, organizando atos e atividades e o livro “Lula Liberto” em 2018. Coordenou na USP o curso “O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” envolvendo docentes da universidade e o livro “O golpe de 2016 e a democracia” pela editora Hucitec. Organizou pela USP a série de Seminários em homenagem aos 120 anos de Mário Pedrosa com a fundação Perseu Abramo. Possui diversas publicações nas áreas de história econômica e da América Latina como “Haiti: dois séculos de História” (Alameda, 2019), “A revolução boliviana” (ed. Unesp), “Bolívia: Democracia e Revolução” (Alameda, 2009) entre outros.
Fernando Pimentel
Militante da resistência à ditadura desde 1968, foi preso político na década de 70. É economista com pós-graduação em Ciência Política. Foi presidente do Conselho Regional de Economia em Minas Gerais, entre 1991 e 1993, secretário municipal de Fazenda de Belo Horizonte (1993-2000), vice-prefeito e prefeito de Belo Horizonte (2001/2008), ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no governo Dilma (2011-2014), e governador do Estado de Minas Gerais (2015/2018). É professor aposentado da UFMG.
Fernando Ferro
Iniciou a militância no movimento sindical, participando das fundações do PT e da CUT. Foi membro do primeiro Diretório do PT de Pernambuco. Ex-vereador do Recife, foi deputado federal pelo PT de Pernambuco. Engenheiro eletricista, tem pós-graduação em Sistemas de Potência. Atualmente trabalha na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) na área de geração de energia solar. Militante na área de direitos humanos, meio ambiente e infraestrutura energética.
Francisco José Pinheiro
Doutor em História Social pela UFPE, é professor no Departamento de História na Universidade Federal do Ceará. Foi vereador de Fortaleza, secretário regional, na gestão Luiziane Lins, em Fortaleza, vice-governador do Ceará (2007-2011), deputado estadual (2011-2015), e secretário de Cultura do Ceará. Presidente do PT de Fortaleza, foi membro da Executiva do PT do Ceará, em vários mandatos. Filiado ao PT desde 1988. Desenvolve pesquisa sobre a temática indígena, período colonial, e sobre o trabalho escravizado. Atualmente, dirige uma pesquisa em que está, junto com outros pesquisadores, transcrevendo a documentação do Ceará colonial, sob a guarda do Arquivo Histórico Ultramarino.
Iole Ilíada Lopes
Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), foi diretora do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-Sindicato Nacional), entre 2004 e 2006. No PT, atuou como assessora da Secretaria Nacional de Formação Política e foi secretária de Relações Internacionais (2011-2012). Integra o Grupo de Reflexões sobre Relações Internacionais. Na Fundação Perseu Abramo, foi diretora na gestão 2009 a 2012 e vice-presidenta na gestão 2013 a 2016.
José Roberto Paludo
Representante da Militância Socialista, é doutor e mestre em Sociologia Política pela UFSC. É master em Ciência Política Aplicada pela FIIAPP (Madrid, Espanha), graduado em História, professor de Mestrado na Unifacvest (Lages-SC) e coordenador do MBA em Inovação na Gestão Pública na FASA (Santo Ângelo-RS). Faz consultoria em mediação de planejamento estratégico e gestão de recursos humanos.
Laís Abramo
Socióloga, é mestra e doutora em Sociologia pela USP. Foi professora de Sociologia na Escola de Sociologia e Política e na PUC-SP. Também foi coordenadora da Comissão de Movimientos Laborales do Conselho Latino-americano de Sociologia (CLACSO), entre 1990 e 1995. É especialista em temas de gênero e trabalho para a América Latina da Organização Internacional do Trabalho (OIT), onde atuou entre 1999 e 2005. Foi diretora do Escritório da OIT no Brasil entre 2005 e 2015; e diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), entre 2015 e 2019. É autora de diversas publicações sobre o mercado de trabalho, pobreza e desigualdade, políticas sociais, sindicalismo, trabalho decente, desigualdades de gênero e raça e juventude no mundo do trabalho.
Luiza Borges Dulci
Tem graduação em Economia pela UFMG, é mestra em Sociologia e Antropologia (UFRJ) e doutoranda do programa de Ciências Sociais, Desenvolvimento e Agricultura (UFRRJ), com estágio na Josef Korbel School of International Studies da Universidade de Denver, nos Estados Unidos. Foi assessora-chefe da Assessoria de Juventude Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entre 2015 e maio de 2016), quando coordenou a elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural junto às organizações de juventude do campo, das florestas e das águas. Nesse mesmo período participou do Conselho Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. Atualmente, integra o Coletivo Agrário do PT e o Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo. Constrói a rede de jovens economistas “Desajuste, economia fora da curva” e a Economia de Francisco e Clara, mais especificamente na Vila Agricultura & Justiça. É colunista da revista Teoria e Debate.
Maria Isolda Dantas de Moura
Cientista social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, é especialista em políticas públicas pela Universidade de Brasília. Trabalhou nos governos Lula e Dilma na Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais, coordenando o Programa Nacional de Documentação Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Foi secretária municipal da Cultura de Mossoró e vereadora do Município de Mossoró (RN), entre 2017 e 2018. Foi eleita em 2018 deputada estadual pelo Rio Grande do Norte. É a líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e militante feminista da Marcha Mundial das Mulheres.
Nabil Georges Bonduki
Arquiteto e urbanista, é professor titular de Planejamento Urbano na FAU-USP e foi professor visitante na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). Em São Paulo, foi superintendente de Habitação Popular (1989-1992), relator do Plano Diretor Estratégico em 2002 e 2014, secretário de Cultura (2015-2016) e vereador por dois mandatos (2001-2004 e 2013-2016). No governo federal, foi secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2012) e coordenador técnico de consultoria que elaborou o Plano Nacional de Habitação (2007-2009). Consultor de política urbana e habitacional em vários municípios. Prestou assessoria aos governos de Moçambique e Cabo Verde na elaboração dos planos nacionais de habitação. É autor de 13 livros, entre os quais “Origens da Habitação Social no Brasil” (1998), “Intervenções Urbanas em Centros Históricos” (2012), “Pioneiros da Habitação Social” (Prêmio Jabuti de 2015, na Categoria Arquitetura e Urbanismo) e “A luta pela Reforma Urbana no Brasil” (2018). É colunista do jornal Folha de S.Paulo e da Rádio USP e coordena o Napp Cidades da FPA.
Nilma Lino Gomes
Professora titular emérita da UFMG, é ainda professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da FAE-UFMG. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas do CNPQ. Foi reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos no governo Dilma Rousseff. É coordenadora do NAPP de Igualdade Racial.
Paulo Gabriel Soledade Nacif
Professor Titular da UFRB, é engenheiro agrônomo pela UFBA, tendo concluído o mestrado em 1994 e o doutorado, em 2000, em Solos pela Universidade Federal de Viçosa. Desenvolve estudos nas áreas de “Inclusão e Diversidade na Educação”, “Sistemas de ensino” e “Solos e Meio Ambiente”. É Presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia e Coordenador do Observatório Nacional de Inclusão e Diversidade na Educação —DIVERSIFICA. Foi secretário de Educação do MEC (2015-2016); reitor da UFRB (2006-2015); diretor da Escola de Agronomia da UFBA (2003-2006); secretário de Educação de Lauro de Freitas (2017-2019), entre outros cargos.
Penildon Silva Filho
Graduado em Comunicação e Jornalismo, é mestre e doutor em Educação pela UFBA. Professor da UFBA desde 2006, atualmente é o pró-reitor de Ensino da universidade. Dirigiu o Instituto Anísio Teixeira, órgão responsável pela formação dos profissionais da Educação do Estado da Bahia, ligado à Secretaria da Educação, de 2007 a 2011. Foi secretário de Comunicação de Vitória da Conquista de 2011 a 2012. Atua na linha de pesquisa de Política e Gestão da Educação, tendo dirigido a Associação Nacional de Política e Administração da Educação — seção Bahia, entre 2015 e 2016.
Sandra Maria Sales Fagundes
Psicóloga psicanalista, é consultora em políticas publicas, mestre em pedagogia, professora convidada da Maestria em Salud Mental da Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina; e da Residência Multiprofissional em Saude Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi secretaria municipal de Saúde de Porto Alegre entre 2003 e 2004, secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Sul entre 2013 e 2014; e superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, entre 2015 e 2016. É ativista da luta antimanicomial, integrante setorial de Saúde do Rio Grande do Sul e Nacional, participando do Napp Saude.
Sergio Aparecido Nobre
Tem 55 anos, e iniciou sua trajetória no movimento sindical como trabalhador metalúrgico. Em 1980, ainda aprendiz do Senai, ingressou na Scania. Seis anos depois começou a trabalhar na Mercedes-Benz, onde está ativo até hoje. Coordenou o Setor Automotivo da CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos). Foi eleito e reeleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em 2008 e 2011, respectivamente. Integrou Conselhos e instâncias tripartites criados nos governos Lula e Dilma como representante da classe trabalhadora. Foi Secretário Geral da CUT-Nacional no período de 2012 a 2015, reeleito para 2015 e 2019 e eleito presidente da Central Única dos Trabalhadores, no 13º CONCUT, em outubro de 2019. É coautor do livro “Leitura nas Fábricas” (2011), sobre programa pioneiro de bibliotecas nas fábricas da base do SMABC para incentivar a leitura nos locais de trabalho. Assina com livro coletivo “Nosso Século XXI”, com texto sobre o movimento sindical. É um dos 38 sócios-fundadores do Instituto Lula. É graduado em Relações Internacionais pela Fundação Santo André, turma de 2009.
Tereza Campello
Economista, professora visitante da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), é professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo. Doutora Notório Saber em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz com pós-doutorado em Segurança Alimentar pela Universidade de Nottingham, do Reino Unido. Foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma, tendo coordenado o Plano Brasil Sem Miséria, que retirou 22 milhões de pessoas da pobreza extrema. Também coordenou o Programa Bolsa Família, a Política Nacional de Assistência Social, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Programa de Cisternas.
Vladimir de Paula Brito
Especializou-se em Sistemas de Banco de Dados, e posteriormente, em Inteligência Competitiva e Inteligência de Estado e Segurança. Concluiu o mestrado estudando “O papel informacional dos serviços secretos”. Tem doutorado em Ciência da Informação pela UFMG, estudando desinformação, decepção e operações psicológicas, temas dos serviços de inteligência estatais. •