Dilma Rousseff, nossa presidenta da República

O objetivo central do PT em 2014 é dar continuidade ao projeto nacional de desenvolvimento sustentável, iniciado pelo ex-presidente Lula e continuado, com avanços, pela presidenta Dilma Rousseff. Este projeto se concretiza, agora, com a reeleição da presidenta Dilma. Este é o objetivo que organiza nossa participação nas eleições estaduais, bem como a política de alianças aprovada na primeira etapa do 5º Congresso, no Diretório Nacional e neste 14º Encontro.
O 14º Encontro Nacional delibera que a companheira Dilma Rousseff é a pré-candidata do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República nas eleições de 2014. A reeleição da companheira Dilma será conquistada com amplo apoio nos movimentos sociais, na juventude, junto às mulheres, aos idosos, aos trabalhadores da cidade e do campo, aos intelectuais, aos empresários comprometidos com o desenvolvimento nacional, aos partidos políticos que dão sustentação política ao nosso governo.

[…]

O desafio eleitoral

O PT nacional orienta os estados a constituir chapas proporcionais fortes, representativas e com o maior número possível de candidatos, entendendo que isso contribui para engajar um maior número de militantes na campanha pela reeleição da Presidenta Dilma, dos majoritários estaduais e na própria legenda proporcional. Cabe ao partido estimular novas candidaturas, projetando assim novos quadros públicos, especialmente mulheres, jovens e representantes de segmentos etno-raciais.

[…]

Ampliar o número de parlamentares mulheres
O Partido dos Trabalhadores defende os direitos das mulheres. A primeira presidenta da República é do PT. Somos o primeiro partido brasileiro a aprovar a paridade de gênero em seus organismos dirigentes. Defendemos uma reforma política, que introduza o voto em lista partidária, para garantir a paridade também no processo eleitoral. Com estes objetivos, o Partido dos Trabalhadores tem participado ativamente da campanha do plebiscito popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, em defesa do financiamento público de campanha, do fortalecimento dos partidos, da ampliação dos instrumentos de democracia direta, participação popular e a representação dos trabalhadores, das mulheres, dos negros e das negras, da juventude.

Entretanto, enquanto a reforma política não vem, precisamos adotar medidas imediatas para aumentar a presença de mulheres, especialmente das petistas, nos parlamentos estaduais e no Congresso Nacional.
Nesse sentido, o Diretório Nacional do PT, bem como as direções estaduais, darão tratamento especial para as candidatas à senadora, à deputada federal e à deputada estadual nas eleições de 2014. Por tratamento especial, entenda-se: campanha institucional, inclusive no horário eleitoral gratuito, pedindo voto nas candidatas mulheres; apoio partidário no planejamento das candidaturas, inclusive pesquisas; apoio com impressos de campanha fornecidos pelo Partido; apoio financeiro, através de transferência de recursos do comitê partidário para os comitês
proporcionais de candidaturas mulheres. Nestas eleições de 2014, o PT destinará no mínimo 30% da arrecadação do comitê financeiro para as campanhas das candidatas mulheres.
Uma decisão deste tipo antecipa os efeitos positivos da reforma política defendida pelo Partido (que inclui voto em lista, com paridade de gênero) e constitui uma demonstração prática de apoio à luta das mulheres.

Acesse aqui a Resolução na íntegra e o conjunto de documentos do XIV Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores realizado em 2014 em nossa base de dados.

`