O livro “Muitos caminhos, uma estrela: memórias de militantes do PT”, organizado por Alexandre Fortes e Marieta de Moraes, que registrará os depoimentos de 37 de seus militantes históricos e fundadores sobre o partido e a esquerda brasileira terá seu primeiro volume lançado no dia 18 de agosto na Fundação Perseu Abramo.

O primeiro volume traz depoimentos de Apolonio de Carvalho, Antonio Candido, Manoel da Conceição, Djalma Bom, Olívio Dutra, Luiz Dulci, Paulo Rocha e Avelino Ganzer, Hamilton Pereira, Raul Pont, Irma Passoni e Benedita da Silva. Os entrevistados contam suas histórias desde a infância e adolescência até o início da militância política, seja no movimento sindical, estudantil, político, acadêmico etc. Em comum têm a militância que os (as) levou à fundação do Partido dos Trabalhadores.

O livro oferece um importante instrumento de reflexão sobre as origens e a trajetória de construção do PT, além de publicar uma rica biografia dos entrevistados, que constitui também um painel altamente representativo das transformações econômicas, sociais, políticas e culturais vividas pelo Brasil ao longo do século XX, particularmente na sua segunda metade.

Sobre o Projeto História Oral

O livro resulta dos trabalhos desenvolvidos na primeira fase do Projeto de História Oral do PT, uma parceria estabelecida desde 2004 entre o Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação, Memória e Política, da Fundação Perseu Abramo, e o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV). Além da coleta dos depoimentos, o projeto prevê a produção de um acervo reunindo o conjunto das versões integrais dos depoimentos (gravações e transcrições), que será catalogado e colocado à disposição de pesquisadores nas duas instituições.

Serviço:
. Lançamento do livro “Muitos caminhos, uma estrela: memórias de militantes do PT”
. Alexandre Fortes e Marieta de Moraes Ferreira (orgs.)
. Editora: Fundação Perseu Abramo
. Data: 18 de agosto de 2008, segunda-feira, às 19h.
. Local: Fundação Perseu Abramo – rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – São Paulo/SP