No dia 25 de outubro de 2021, às 19h, o Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH), centro de memória da Fundação Perseu Abramo (FPA), realizou o lançamento do livro Aspectos Estruturais do Trabalho na Bahia, texto inédito de Perseu Abramo. A atividade foi transmitida ao vivo pelo canal da FPA no YouTube e por sua página no Facebook.

>>> Clique aqui para baixar o livro <<<

Participaram do lançamento as sociólogas Helena Abramo, filha de Perseu, e Nadya Guimarães, professora da Universidade de São Paulo; Gilberto Carvalho, diretor da Escola Nacional de Formação do Partido dos Trabalhadores (PT) e Luiz Dulci, membro do Diretório Nacional do PT.

O livro

O Centro Sérgio Buarque de Holanda tem a honra de publicar obra inédita de Perseu Abramo, Aspectos Estruturais do Trabalho na Bahia, somando-se às comemorações dos 25 anos da Fundação Perseu Abramo (FPA).

Escrita em 1968, a título de dissertação de mestrado, a obra aborda temática relacionada à atuação de Perseu na implementação de políticas de trabalho naquele estado, e está relacionada à sua trajetória na Universidade Federal da Bahia como professor.

O livro compõe mais um volume da coleção Cadernos Perseu, dedicada à difusão de obras e documentos históricos relevantes para a história da esquerda, resgatando para os leitores parte da contribuição de Perseu Abramo à sociologia do trabalho e aos estudos sobre políticas públicas. Além disso, traz um caderno de documentos reunidos pela família para compreensão do contexto de produção da obra, e uma belíssima análise destes, por Nadya Guimarães.

Militante ao longo de toda a vida, Perseu atuou como jornalista desde a década de 1940, mas também como sociólogo pesquisador e professor, especialmente nos anos 1960, tendo tido, ainda, experiências na gestão pública em São Paulo e na Bahia. Esse período, que é também o da obra aqui publicada, foi atravessado pelo golpe civil-militar de 1964, ano no qual foi preso durante a invasão da Universidade de Brasília (UnB) – então recém constituída, por tropas militares.

Após a prisão, Perseu passou a viver com a família, na Bahia, onde residiu até o final da década. Lá, orientou pesquisas e ampliou sua experiência docente lecionando sociologia geral na Universidade Federal da Bahia, além de contribuir com a implantação dos serviços da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social do estado da Bahia. O livro conta um pouco desta trajetória, e resgata esta produção de Perseu, contribuindo para a reflexão sobre as transformações no mundo do trabalho no Brasil, e sobre o papel do intelectual militante. Revisitar Perseu por meio desta obra atualiza sua contribuição para os debates e desafios atuais do Brasil.

`