Homenagem a Dilma Rousseff

Neste ano de 2023 temos a satisfação de disponibilizar o repertório da Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores, cujo acervo se encontra sob a custódia do CSBH. Apresentamos, por meio de textos, cronologias, imagens e audiovisuais, um roteiro dos debates estabelecidos sobre a luta das mulheres no PT, com os movimentos sociais e na sociedade brasileira. Torna público, também, uma seleção de documentos que registram políticas públicas e ações legislativas aprovadas a partir dos anos 1980, com a redemocratização do Estado e a promulgação da Constituição de 1988. Importante ressaltar a publicização neste repertório de muitas das políticas implementadas durante os governos Lula e Dilma, entre 2003 e 2016.

A ausência de mulheres na política foi e continua como desafio a ser enfrentado. A história das mulheres no Brasil é marcada por lacunas e silêncios. No entanto, dentro do Partido dos Trabalhadores, elas exerceram forte protagonismo que extrapolou os limites partidários e impulsionou avanços em prol da igualdade de direitos na sociedade brasileira até os dias de hoje. A participação das mulheres petistas é de grande contribuição tanto para fortalecimento da democracia no interior partido, como referência para a esquerda brasileira. As primeiras militantes petistas afirmaram a necessidade da organização autônoma das mulheres, tendo em vista a situação específica de opressão em que vivem, ousando construir a discussão de gênero no interior do partido. Em 1982 foi realizado o 1º Encontro Nacional do PT sobre Movimento de Mulheres, seguido de outros Encontros Nacionais até os dias de hoje. Em 1992 foi criada a Subsecretaria das Mulheres, vinculada à Secretaria Nacional de Movimentos Populares e, em 1996, consolidou-se a Secretaria Nacional de Mulheres, hoje organizada na maioria dos estados brasileiros. O 1º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores estabeleceu paridade nos cargos de direção em 30%, levando em consideração a proporção de mulheres filiadas ao partido. No 4º Congresso Nacional do PT, realizado em 2011, foi estabelecida a paridade de gênero de 50% na composição das direções, delegações, comissões e cargos da vida partidária, marco de vitória da luta das mulheres do PT na ampliação da democracia.

O papel desempenhado pelo PT, por meio da inovação de suas práticas de ampliação do espaço de participação das mulheres, escapa seu âmbito específico para servir de exemplo para sociedade brasileira. É nessa esteira que elegemos a primeira mulher a ocupar a Presidência da República, Dilma Rousseff, eleita e reeleita democraticamente pela maioria da população brasileira.

A eleição de Dilma Rousseff é um marco político na história brasileira. Representa um marco da luta das mulheres por ampliação da participação política que rompeu com a hegemonia masculina, o patriarcado e exclusão das mulheres no protagonismo político do país. Um marco eleitoral, pois é apenas no século XXI que os brasileiros e brasileiras escolhem uma mulher para governar a nação e representar seus interesses. É também um marco político para o Partido dos Trabalhadores e suas mulheres militantes que sempre lutaram pela ampliação da democracia e protagonismo feminino, e se firma como partido que elegeu pela primeira vez uma mulher na disputa das eleições presidenciais, servindo de exemplo para toda sociedade brasileira.

É simbólico a escolha de uma mulher forjada nas lutas contra ditadura militar, na luta pela democracia, por justiça, igualdade e direitos. O significado histórico de sua eleição é para todos nós, povo brasileiro, um novo capítulo de nossa história.

Por tudo isso, por meio deste Repertório, homenageamos Dilma Rousseff e sua luta incessante pela construção e fortalecimento da democracia brasileira.

Disponibilizamos aqui o discurso de posse de 2011 e 2014, onde é possível constatar o compromisso com a construção de um país mais justo e solidário. Apresentamos também fotos de campanha que mostram a adesão popular pelo projeto político da presidenta e do Partido dos Trabalhadores. Na cronologia presente neste repertório nominada “Ações afirmativas, conquistas e políticas públicas do movimento de mulheres” disponibilizamos um conjunto de ações e políticas implementadas durante o governo da presidenta.

Viva à companheira Dilma Rousseff!

Viva às mulheres do Partido dos Trabalhadores!

Viva o PT!

Centro Sérgio Buarque de Holanda

Fundação Perseu Abramo

Discurso de posse

`