CENTRAL NOTICIOSA AFRO-BRASILEIRA – 1996

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo

A Comunidade Negra, agora, tem uma central de notícias. Trata-se da Lembadilê (*) – Central de Notícias Afro- Brasileira, que tem a missão de “servir de referencial ideológico, com base na tradição afro-brasileira, utilizando a comunicação”.

É um projeto que, através de um permanente intercâmbio de notícias, facilitará a integração dos segmentos da Comunidade Negra, possibilitando maior unidade e mobilização no âmbito nacional. Sua constituição foi aprovada no seminário da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), realizado em junho/96, em Salvador (BA), para discutir ações políticas e debater a reaglutinação de forças do movimento negro.

A Lembadilê é uma iniciativa da Djumbay – Cidadania com Identidade Racial, que coordenará o Grupo Básico, composto pelas entidades representativas da Central em nível nacional.

As atividades vão se desenvolver em articulação com redes nacionais e internacionais e com alimentação também pelos meios de comunicação em geral e outras fontes. O funcionamento da Central se baseia na circulação de uma pauta, com notícias e outros materiais recebidos, que poderão, então, ser solicitados para envio por fax ou correio.

Além disso, será publicado, mensalmente, o Jornal da Lembadilê. Serão publicados também relatórios anuais das atividades, que servirão como parâmetro do avanço qualitativo da Comunidade Afro-Brasileira.

As pautas informativas começam a circular em janeiro. O núcleo administrativo já está em funcionamento, em Recife (PE), tendo uma estrutura informatizada. Para se associar à Central de Notícias Afro-Brasileira, entrar em contato pelo telefax (081) 424. 3545.

(*) Lembadilê: Santo de Casa

Fonte: PT Notícias, nº 29, dezembro de 1996, p. 04. Acervo: CSBH/FPA.

Para visualizar o documento original, clique aqui.

`