FERNANDES, Florestan. A condição de sociólogo. São Paulo: Hucitec, 1978a. (Estudos Brasileiros, 9. Série “Depoimentos”, n.1).
______. A Constituição inacabada: vias históricas e significado político. São Paulo: Estação Liberdade, 1989b.
______. A contestação necessária: retratos intelectuais de inconformistas e revolucionários. São Paulo: Ática, 1995b.
______. A ditadura em questão. São Paulo: T.A. Queiroz, 1982.
______. A festa da caridade. Folha de S.Paulo, Opinião, 2 jan. 1995g. p. 1-2.
______. A função social da guerra na sociedade tupinambá. 2. ed. São Paulo: Livraria Pioneira/Edusp, 1970. (Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, Antropologia).
______. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Dominus Edusp, 1965. 2v. (Ciências Sociais Dominus, 3).
______. A natureza sociológica da sociologia. São Paulo: Ática, 1980c. (Ensaios, v. 65).
______. A organização social dos Tupinambá. 2. ed. São Paulo: Difel, 1963. (Corpo e Alma do Brasil, 11).
______. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975a.
______. A sociologia no Brasil: contribuição par o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1977. (Sociologia brasileira, v. 7)
______. A sociologia numa era de revolução social. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. (Biblioteca de Ciências Sociais)
______. A transição prolongada: o período pós-constitucional. São Paulo: Cortez, 1990. (Biblioteca da educação. Série economia e política, v. 2).
______. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975b. (Biblioteca de Ciências Sociais).
______. Combate à fome. Folha de S. Paulo, Opinião, 3 jan. 1994c. p. 1-2.
______ (org.). Comunidade e sociedade: leituras sobre problemas conceituais, metodológicos e de aplicação. São Paulo: Companhia Editora Nacional/Edusp, 1973. (Biblioteca Universitária. Série 2. Ciências Sociais, v. 34).
______ (org.). Comunidade e sociedade no Brasil: leituras básicas de introdução ao estudo macro-sociológico do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975c. (Biblioteca Universitária. Série 2. Ciências Sociais, v. 37).
______. Custos sociais do capitalismo. Folha de S.Paulo, Opinião, 20 ago. 1995i. p. 1-2.
______. Da guerrilha ao socialismo: a revolução cubana. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979b. (Biblioteca de Estudos Latino-Americanos, v. 1).
______. Democracia e desenvolvimento: a transformação da periferia e o capitalismo monopolista da era atual. São Paulo: Hucitec, 1994a. (Pensamento Socialista, 14. Debate Contemporâneo, 9).
______. Depoimento sobre Hermínio Sacchetta. In: SACCHETTA, Hermínio. O caldeirão das bruxas e outros escritos políticos. Campinas: Pontes/Ed. Unicamp,1992. p. 75-79.
______. Em busca do socialismo: últimos escritos & outros textos. São Paulo: Xamã, 1995a.
______. Ensaios de sociologia geral e aplicada. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1971. (Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, Sociologia).
______. Prefácio. In: MARTINS, Carlos Benedito. 2. ed. Ensino pago: um retrato sem retoques. São Paulo: Cortez, 1989e.
______. Experimentun crucis. Folha de S.Paulo, Opinião, 16 jan. 1995e. p. 1-2.
______. Florestan Fernandes: a força do argumento. São Carlos: EDUFSCar 1998. (João Roberto Martins Filho org.).
______. Fundamentos empíricos da explicação sociológica. 4. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1980b.
______. (org.). Lênin – sociologia. São Paulo: Ática, 1978b. (Grandes Cientistas Sociais, v. 5).
______. (org.). Marx/Engels – história. 3. ed. São Paulo: Ática, 1989a. (Grandes Cientistas Sociais, v. 36).
______. Movimento socialista e partidos políticos. São Paulo: Hucitec, 1980a. (Pensamento Socialista. Linha de Frente).
______. Mudança seletiva e ruptura histórica. Folha de S.Paulo, Opinião, 14 fev. 1994b. p. 1-2.
______. Mudanças sociais no Brasil. 3. ed. São Paulo: Difel, 1979a.
______. Nova República? Rio de Janeiro: Zahar, 1986b.
______. O eclipse do trabalho. Folha de S.Paulo, Opinião, 26 jun. 1995j. p. 1-2.
______. O folclore em questão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difel, 1972.
______. O PT em movimento: contribuição ao I Congresso do Partido dos Trabalhadores. São Paulo: Autores Associados, 1991a. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v. 43).
______. O que é revolução. São Paulo: Brasiliense, 1984b. (Coleção Primeiros Passos, 14).
______. O renascimento da universidade. In: D’INCAO, Maria Angela (org.). O saber militante: ensaios sobre Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra; São Paulo: Unesp, 1987. p. 309-317.
______. O significado do protesto negro. 1. ed. São Paulo: Editoras Perseu Abramo e Expressão Popular, 2017.
______. Os partidos de esquerda. Folha de S.Paulo, Opinião, 07 ago. 1995h. p. 1-2.
______. Pensamento e ação: o PT e os rumos do socialismo. São Paulo: Brasiliense, 1989c.
______. Que tipo de República? São Paulo: Brasiliense, 1986a. (Desafio Constituinte).
______. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. São Paulo: Zahar, 1968.
______. Universidade e talento. Revista Adusp, São Paulo: Adusp, n. 4, out 1995d. p. 8-11.
______. Vacilações no Senado. Folha de S.Paulo, Opinião, 15 mai. 1995f. p 1-2.
Esta seleção é fruto de pesquisa em diferentes fontes. Abaixo disponibilizamos em PDF duas obras publicadas pela Editora Fundação Perseu Abramo:
O Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH), da Fundação Perseu Abramo, e a editora Expressão Popular lançaram, em coedição, o livro Florestan Fernandes na Constituinte: Leituras para a Reforma Política. Trata-se do segundo volume da coleção Cadernos Perseu, organizada pelo CSBH, e integra também a coleção Realidade Brasileira, da Expressão Popular.
Coletânea de artigos
Voltado aos militantes, pesquisadores e interessados na história e nas transformações atualmente em curso no país, o livro é uma coletânea de discursos e artigos escritos por Florestan Fernandes entre 1986 e 1988, período em que atuou como deputado na Assembleia Nacional Constituinte.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Fundação Perseu Abramo (FPA) trabalharam conjuntamente para elaborar ideias comuns sobre a importância da formação na atuação política. Construíram processos de formação e materiais didáticos de forma compartilhada, que têm como objetivo central difundir conteúdo formativo de alta qualidade para o maior número de pessoas possíveis.
Este livro serviu de material de apoio no curso “Realidade Brasileira: O pensamento de Florestan Fernandes e os desafios da atualidade”, oferecido por FPA e MAB à militância do movimento.