A Fundação Perseu Abramo realizou, no dia 14/07/23, um Ato em Homenagem a Wladimir Pomar.

O evento está disponível na íntegra no canal da FPA no YouTube.

A celebração ocorreu com o apoio do Instituto Vladimir Herzog e o Núcleo de Preservação da Memória, o ato pretende celebrar a vida e trajetória militante de Pomar, que contribuiu de forma fundamental para a esquerda brasileira. Seu legado e suas obras são referências para aqueles que desejam e lutam pela democracia no país, por uma sociedade justa e igualitária. 

Relembre a trajetória de Wladimir Pomar

Wladimir Pomar teve uma rica trajetória pessoal e política. As diversas atividades que desempenhou por certo contribuíram para fortalecer sua busca por justiça e seu magnífico pensamento e análises políticas. Segundo ele mesmo, em depoimento à Fundação Perseu Abramo, foi posseiro, criador de porcos, criador de galinhas, artesão de cerâmica marajoara, pintou camisetas e “tudo que era possível no sentido de ajudar a sobrevivência”. Foi também “repórter, redator, diretor editorial, tradutor, consultor e professor, um revolucionário profissional e não um político profissional”, nas palavras de Valter Pomar.

Militante desde a juventude no movimento estudantil, participou também no movimento sindical e atuou na reorganização do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no início da década de 1960. Preso duas vezes pela ditadura militar imposta em 1964, foi preso neste ano por resistir ao golpe. Solto, viveu na clandestinidade até 1976, preso novamente após a violência sofrida no chamado Massacre da Lapa, quando perdeu seu pai, Pedro Pomar, vítima dos militares. Foi condenado a cinco anos de prisão, permanecendo três anos no cárcere.

No Partido dos Trabalhadores participou desde o momento de organização e fundação do partido, integrou a Executiva Nacional do PT entre 1984-1990, e foi coordenador da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para deputado constituinte, momento crucial da construção da democracia em nosso país, e que elegeu Lula ao mandato. Foi também coordenador da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 1989. Sobre este momento, Pomar deixou o registro no livro “Quase lá” onde narra a experiência política dos trabalhadores na disputa e luta pela democracia, relatando como Lula representou o “susto das elites”. O livro será relançado em breve pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda em sua quinta edição.

Em nome dessa rica e importante trajetória na esquerda e luta pela democracia brasileira, o Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política deixa disponível ao público alguns documentos que celebram a vida de Wladimir Pomar. Fizemos uma seleção de fotografias por meio de nosso acervo e de doação do acervo pessoal da família. As fotos registram momentos militantes e pessoais marcantes de Pomar. São retratos de suas viagens à China, momentos de lazer entre a família e militância política. Wladimir esteve na primeira coligação do Partido dos Trabalhadores em visita à China ao lado de Rachel Pomar, Jacó Bittar e Luiz Gushiken. Nas imagens vemos esses e outros momentos que deixam marcados sua importância para o PT e para os estudos sobre o desenvolvimento chinês, uma de suas áreas de interesse e análise.

O CSBH também fez uma pesquisa nos jornais de circulação nacional do PT que estão disponíveis em nosso acervo: Jornal dos Trabalhadores, Boletim Nacional, Brasil Agora e PT Notícias. Os jornais, em conjunto, compreendem um período entre 1982 até 2000. Buscamos em cada edição as notícias escritas por Pomar e publicadas nos periódicos. O resultado é um rico conteúdo que está disponível abaixo, onde Wladimir reflete sobre a atuação do PT, campanhas, eleições, entre outros. Os textos dão conta de seu importante posicionamento e contribuição para o fortalecimento da esquerda e suas ações. Em breve também disponibilizaremos um dossiê de textos publicados por ele na Revista Teoria e Debate. Trata-se de um grande e valioso volume de contribuições que a equipe do CSBH está tratando para dispor aqui.

Confira também, abaixo, a entrevista de História Oral que fizemos com Wladimir Pomar na ocasião dos 40 anos do Partido dos Trabalhadores. Convidamos as lideranças do PT que fizeram parte da fundação do partido, e cujas experiências contribuem com elementos para pesquisas, fortalecimento da identidade partidária, análise e reflexão sobre a trajetória do PT e também de suas próprias. Pomar, neste sentido, fortaleceu este projeto enriquecendo-o com sua trajetória, conhecimento e experiência política.Neste dia, em que Wladimir Pomar completaria 87 anos, deixamos aqui nossa pequena contribuição e homenagem com intuito de rememorar sua fundamental trajetória. 

Wladimir Pomar presente! Agora e sempre!

`