O Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política tem a satisfação de disponibilizar ao público um conjunto de documentos presente em seu acervo, fundo Partido dos Trabalhadores/Diretório Nacional (PT/DN), que retrata a luta das mulheres no âmbito da sociedade civil organizada, a criação das primeiras Comissões de Mulheres do PT e o nascimento da Secretaria Nacional de Mulheres (SNM/PT). Os documentos foram selecionados e expostos aqui nas seções “Fotografias e cartazes”, “Acervo de jornais”, “Resoluções de Encontros e Congressos e Programas de Governo do PT”, e especificamente sobre a SNM/PT.

No acervo de jornais trazemos dois veículos da imprensa alternativa feminista “Nós, mulheres” e “Brasil Mulher”, disponíveis em nossa base de dados. Nós, mulheres e Brasil Mulher foram publicações editadas no contexto de perseguição e censura da ditadura militar brasileira, ousou trazer ao público os temas sobre a opressão das mulheres e o papel das mulheres no restabelecimento do regime democrático. O primeiroteve duração mais curta, mas não menos expressiva. Publicou oito edições, e teve dois anos de duração, circulou entre os anos de 1976 e 1978. O Brasil Mulher foi lançado em 1975 e contou com vinte edições, sendo dezesseis regulares e três edições extras, entre os anos de 1975 e 1980.

Nas Resoluções de Encontros e Congressos e Programas de Governo trazemos em formato de linha do tempo as discussões, propostas e ações afirmativas discutidas nas instâncias do partido sobre gênero e mulheres. Disponibilizamos as resoluções na íntegra para consulta.

Trazemos também uma pequena mostra de documentos digitalizados que integram o rico acervo físico da Secretaria Nacional de Mulheres.

No âmbito nacional a seleção de documentos traz as resoluções dos Encontros Nacionais de Mulheres, no 1º ao 13º encontro, documentos quem remontam ao início da década de 1980, quando se formou a primeira Comissão de Mulheres. Traz também textos preparatórios pra Encontros Nacionais, cartilhas, jornais e boletins, demonstrando a variedade de documentos presente em nosso acervo.

No âmbito de atuação política estadual disponibilizamos boletins, jornais, encontros estaduais e outros eventos organizados pelas Comissões e Secretarias Estaduais.

Trazemos ainda os “Documentos de Movimentos Sociais e Ações Governamentais” disponibilizando panfletos, livretos, cartazes e programações de encontros e reuniões disponíveis em nosso acervo. Estão inseridos nessa categoria documentos em que a Secretaria Nacional atua como parceira dos movimentos e organizações. Optamos por inseri-los neste conjunto de maneira a demonstrar a variedade de entidades e documentos que temos no acervo da SNM, localizados no Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política da Fundação Perseu Abramo. Todos os documentos estão disponíveis pra consulta em nosso acervo físico.

O Centro Sérgio Buarque de Holanda possui o projeto “Memória da militância” para receber acervos e doações da militância dos estados. Contribua conosco e colabore na construção da história do Partido dos Trabalhadores.

`