Antonio Candido
No ano passado você mandou flores e palavras quando eu coordenava uma mesa redonda sobre cultura em Cuba. Encerrei lendo o que você dizia. Foi uma tempestade de aplausos."Tenho três mensagens suas na mão. Você inventou alguns métodos notáveis para chamar a gente à realidade e à responsabilidade. Inclusive se jogando pessoalmente como tema, abrindo aquelas zonas da alma que podem ajudar os outros, e, sem a menor exibição, ensinando a vencer os pudores da omissão.
No ano passado você mandou flores e palavras quando eu coordenava uma mesa redonda sobre cultura em Cuba. Encerrei lendo o que você dizia. Foi uma tempestade de aplausos."Tenho três mensagens suas na mão. Você inventou alguns métodos notáveis para chamar a gente à realidade e à responsabilidade. Inclusive se jogando pessoalmente como tema, abrindo aquelas zonas da alma que podem ajudar os outros, e, sem a menor exibição, ensinando a vencer os pudores da omissão. As citações e frases que você semeia são oportuníssimas, como os casos que seleciona. No ano passado você mandou flores e palavras quando eu coordenava uma mesa redonda sobre cultura em Cuba. Encerrei lendo o que você dizia. Foi uma tempestade de aplausos.
A ‘Prova dos 9’ é um exemplo perfeito do que referi: a confissão sem exibição, que abandona o ângulo pessoal restrito para se tornar auxílio, esperança e solidariedade. As suas mensagens estreladas enaltam e ajudam."
Antonio Candido (Poços de Caldas, 26/11/85)