A FES, fundada em 1925, é a fundação política mais antiga da Alemanha e foi criada para dar continuidade ao legado político de Friedrich Ebert, o primeiro presidente alemão eleito democraticamente. Como fundação política, nosso trabalho se rege pelos ideais e valores fundamentais da democracia social – liberdade, justiça e solidariedade – o que nos conecta à socialdemocracia e aos sindicatos livres. Como uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos executamos nosso trabalho de forma autônoma e independente.

A Fundação Friedrich Ebert (FES) iniciou as suas atividades no Brasil em 1985 na cidade de São Paulo. Desde então, a FES Brasil se baseia na promoção da democracia e do desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, na contribuição da paz e da segurança e na criação de uma globalização solidária como diretrizes fundamentais para nortear seu trabalho no Brasil. O escritório da FES no Brasil ocupa-se de questões sócio-políticas centrais no país e coopera com os outros escritórios da Fundação, tanto em temas relacionados aos processos políticos e sociais na América Latina como em questões candentes da política global na esfera internacional.

Através do apoio à democracia e da justiça social, de sindicatos livres e fortes, bem como na defesa dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial e de gênero, a Fundação acompanha a formação e consolidação de estruturas da sociedade civil e do Estado. As atividades promovidas pela Fundação no Brasil estão concentradas, atualmente, em 5 eixos temáticos: Justiça Social, Democracia, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paz e Segurança e Política Regional e Global, além de temas transversais como a juventude, comunicação e igualdade racial e de gênero.

Nossas atividades são desenvolvidas com um amplo leque de parceiros provenientes de sindicatos, partidos políticos, sociedade civil, instituições científicas, meios de comunicação e academia comprometidos com a democracia social. A cada ano, a FES Brasil realiza em torno de 120 conferências e seminários, além de publicar artigos, análises e ensaios sobre os processos de desenvolvimento atuais no Brasil visando o público brasileiro, latino-americano e alemão.