Não só no 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, é dia de apresentar conteúdos e reflexões sobre gênero, igualdade, violência patriarcal ou desenvolvimento econômico para mudar a vida das mulheres.
A Editora da Fundação Perseu Abramo elencou uma seleção especial com cinco obras fundamentais sobre feminismo e a luta das mulheres no Brasil. Por meio dessas publicações, atualmente disponíveis gratuitamente para download em seu site, a FPA reafirma seu compromisso histórico com a defesa dos direitos das mulheres e a promoção da igualdade de gênero no país desde o início de suas atividades.
Confira a lista de livros
- Feminismo e o PT: trajetórias e desafios políticos (2024)
Autoras: Eleonora Menicucci, Fernanda Estima, Maria Luiza da Costa, Silmara Conchão, Tatau Godinho e Vera Soares

Abrimos a lista com esta obra, publicada em parceria com a Editora Hucitec, que apresenta e analisa a organização e a participação ativa das mulheres na construção do Partido dos Trabalhadores (PT). Trata-se de uma construção coletiva, à semelhança da própria história de luta das mulheres e de um partido nascido das lutas sociais.
O livro é o primeiro da coleção Nalu Faria, em homenagem à histórica feminista brasileira que faleceu em outubro de 2023, deixando como inspiração e legado sua competência e comprometimento inabaláveis com a construção do feminismo. O segundo volume da coleção está previsto para ser lançado ainda em 2026.
BAIXE AQUI
2. A classe operária tem dois sexos – Trabalho, dominação e resistência (2025)
Autora: Elisabeth Souza-Lobo

Esta obra clássica do feminismo no Brasil acaba de ganhar uma quarta edição, publicada pela Editora FPA em parceria com a Expressão Popular no final de 2025, integrando também a coleção Nalu Faria. Publicada originalmente em 1991, como obra póstuma, o livro resgata os estudos e a militância de Elisabeth Souza-Lobo — mais conhecida como Beth Lobo — junto ao movimento organizado de mulheres.
Sua produção é considerada pioneira por trazer uma perspectiva particular sobre as mulheres operárias da região do ABC em seu momento de ascensão, entre as décadas de 1980 e 1990, e segue reverberando nos estudos de pesquisadoras e feministas organizadas na luta sindical.
BAIXE AQUI
3. A imagem da mulher na mídia – Controle social comparado (2017)
Autora: Rachel Moreno

Lançada originalmente em 2011 e reeditada em 2017 pela Editora FPA em parceria com a Expressão Popular, esta obra da pesquisadora Rachel Moreno, em colaboração com Tereza Verardo, do Observatório da Mulher, oferece um estudo comparado sobre o controle social da imagem da mulher na mídia em diferentes países.
A pesquisa percorre experiências e legislações internacionais para demonstrar que democracia e regulação não são incompatíveis; pelo contrário, podem caminhar juntas na construção de um tratamento midiático mais digno e igualitário.
Diante da proliferação de discursos de ódio e misoginia nas redes sociais, o estudo segue como referência para iluminar caminhos possíveis para a regulação democrática dos meios de comunicação.
BAIXE AQUI
4. Gênero, patriarcado, violência (2015)
Autora: Heleieth Saffioti

Esta obra de Heleieth Saffioti, pesquisadora e teórica marxista brasileira, é uma contribuição fundamental para a teoria feminista ao destrinchar a base material dos processos de dominação-exploração das mulheres, articulando conceitos como gênero, patriarcado, raça e classe social. Como a própria autora afirma no primeiro parágrafo de introdução: “este livro, incidindo, grosso modo, sobre violência contra mulheres, destina-se a todos(as) aqueles(as) que desejam conhecer fenômenos sociais relativamente ocultos”.
A primeira edição do texto foi publicada pela Editora FPA em março de 2004, como parte da coletânea A mulher brasileira nos espaços público e privado, fruto da pesquisa de mesmo nome realizada pelo então Núcleo de Opinião Pública (NOP). Devido à densidade e à relevância dos temas abordados, o trabalho ganhou autonomia e passou a integrar, como livro à parte, a coleção Brasil Urgente. Esta última edição, publicada cinco anos após o falecimento da autora, vem também em coedição com a Expressão Popular.
BAIXE AQUI
5. Mulher e política: Gênero e feminismo no Partido dos Trabalhadores (1998)
Organizadoras: Ângela Borba, Nalu Faria e Tatau Godinho

Este livro apresenta uma síntese da construção do feminismo no Partido dos Trabalhadores em seus primeiros dezoito anos de existência. Os textos resgatam a chegada do feminismo ao Brasil, vinculado à luta da esquerda e pela anistia, e o processo de organização das feministas petistas, suas conquistas e desafios.
As autoras analisam temas como trabalho, família, sexualidade, saúde, aborto e violência, além de discutir políticas públicas a partir da experiência inicial do PT em governos municipais e estaduais.
A obra traz ainda uma análise da organização de mulheres em setores específicos, como no movimento negro, no sindicalismo da CUT e na luta das trabalhadoras rurais. Publicação histórica, reverbera na obra que abre esta lista, demonstrando que, no PT, a organização feminista existe desde a sua fundação.
BAIXE AQUI
