Governo e cidadania: Balanço e reflexões sobre o modo petista de governar
Sinopse: A partir das experiências do PT à frente de governos locais desde 1982, os autores analisam as novas questões que se apresentam para as administrações que buscam o fortalecimento da cidadania e a transformação social. Textos de Tarso Genro, José Dirceu, Edmilson Rodrigues, Raul Pont, Cristovam Buarque, Celso Daniel, Pepe Vargas, Vicente Trevas, Ermínia Maricato, Aldaíza Sposati, Raquel Rolnik, Jorge Hereda, Ubiratan de Souza, Gilberto Carvalho, Pedro Pontual e Carla Cecília R. A. Silva.
Apresentação
Este livro é fruto de um grande esforço do Partido dos Trabalhadores em analisar e avaliar suas experiências, que já somam quase 18 anos, à frente de governos municipais e, mais recentemente, de gestões estaduais. Vale destacar a importância que a Conferência Nacional de Prefeitos, Vice-Prefeitos e Secretários Municipais do PT (realizada em Brasília, em julho de 1999) teve na elaboração desta publicação. Vários textos aqui reproduzidos surgiram a partir do debate e das intervenções ocorridas naquela conferência.
Esta reflexão coletiva sobre nossos governos é realizada à luz da nova conjuntura política, social e econômica do país. Os governos Collor e FHC implementaram no Brasil a agenda neoliberal que mudou o perfil do país e do Estado brasileiro, com dramáticas conseqüências que aprofundaram as desigualdades sociais e regionais, aumentando o desemprego, a concentração de renda e a violência no país. Este novo quadro socioeconômico afeta diretamente as nossas cidades e estados, aumentando sensivelmente o grau de dificuldades para as gestões democráticas e populares.
Como continuar, então, a governar invertendo prioridades, investindo no social, incorporando a participação popular e gerando empregos num país em que os recursos são cada vez mais escassos e mais centralizados na União? Como enfrentar a crise econômica no país, se o governo FHC abdicou de um projeto nacional de desenvolvimento?
É nesse contexto que os artigos da presente publicação procuram realizar um balanço desta rica e complexa experiência institucional do PT que ficou conhecida como o modo petista de governar e que entendemos como uma grande contribuição do partido para a disputa de hegemonia na sociedade com as forças conservadoras do país.
Envolvidos diretamente nessa experiência institucional, os autores contribuem de forma bastante diversificada e substancial. No primeiro capítulo, o conjunto de textos aborda o significado e o caráter do modo petista de governar. No segundo, os textos procuram realizar um balanço de nossas experiências nas áreas de participação popular, política social, política urbana, comunicação e cultura. Por fim, no último capítulo, os autores discutem, a partir da avaliação de nossas gestões, uma nova agenda para nossos governos, enfocando temas como o desenvolvimento econômico e regional, a modernização administrativa, a economia solidária – terceiro setor, dentre outros.
Destacamos que esta publicação reflete a pluralidade de idéias que caracteriza o partido, a qual consideramos fundamental compartilhar com todos aqueles que acreditam que o modo petista de governar possa contribuir para mudanças em nosso país.
Inês Magalhães
Luiz Barretto
Vicente Trevas
São Paulo, novembro de 1999