Jaime Rodrigues, Edilene Toledo (orgs.) | 2020
314 Páginas
Editora: Fundação Perseu Abramo
ISBN: 978-65-5626-008-2

Baixar PDF  

Organizado por Jaime Rodrigues e Edilene Toledo, o livro Florestan Fernandes: 100 anos de um pensador brasileiro vem a público em edição do Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo.

No ano do centenário deste que é um dos maiores intérpretes do Brasil, o livro se soma às homenagens e à celebração da vida e obra de Florestan, aqui destacado como sociólogo e também como político e militante. Os organizadores são professores do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e congregam pesquisadores e professores desta, bem como da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos.

O livro apresenta aos leitores artigos e também uma seleção de cartas inéditas de Florestan Fernandes do período entre 1965 e 1971. Os artigos trazem interpretações sobre aspectos do pensamento do autor incluindo o debate racial, sua vida no exílio durante a ditadura militar após o golpe de 1964, a participação na construção do Partido dos Trabalhadores no início dos anos 1980 e também na Constituinte, como deputado da bancada petista. Além disso, contribui para novos estudos, indicando possibilidades de pesquisa no acervo pessoal de Florestan e no Dossiê correspondente ao autor nos arquivos da Cia. Ed. Nacional.