Sandra Brandão (org.); prefácio Aloizio Mercadante; apresentação Dilma Rousseff | 2021
318 Páginas
Editora: Fundação Perseu Abramo
ISBN: 978-65-5626-025-9

Baixar PDF  

Em 2021 completam-se cinco anos desde que um golpe jurídico, midiático e parlamentar interrompeu, sem crime de responsabilidade, o mandato da presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff (PT). Desde então, os governos Temer e Bolsonaro têm promovido o mais severo desmonte dos direitos e das políticas públicas brasileiras.

Neste período, o Brasil tem enfrentado a mais grave crise da história republicana, com um rastro de morte, doença, desemprego, fome e carestia. As falsas promessas dos que apoiaram a farsa do impeachment não se cumpriram e o país tem sido assolado por autoritarismo, conservadorismo e negacionismo.

A agenda neoliberal – derrotada pelo PT quatro vezes seguidas em eleições presidenciais – foi retomada com o golpe e vem promovendo o desmonte do Estado de bem-estar social, a destruição dos instrumentos do Estado desenvolvimentista, além de ameaças contra o Estado democrático de direito, concorrendo para encolher, inclusive, o papel do Brasil no mundo.

O ódio e o ressentimento têm dividido a Nação e dado voz a uma extrema-direita obscurantista e violenta, relegada ao ostracismo político desde a redemocratização. A construção da narrativa antipolítica e a criminalização do PT – estimulada pelos abusos judiciais e pelo lawfare praticado pela Operação Lava Jato –, desaguaram no atual estado de coisas. Nesse contexto, a reconstrução do Brasil para o presente e a transformação do país para o futuro impõem a necessidade de um balanço sistemático de tudo o que foi subtraído da Sociedade e desmontado do Estado.

Nesse sentido, por ocasião dos cinco anos do golpe, a Fundação Perseu Abramo (FPA) – por meio do seu Centro de Altos Estudos (CAE) e dos Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPPs) – oferece esse livro com o balanço dos impactos do golpe nas diversas áreas das políticas públicas.

Em diálogo com o Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil, nossa publicação compõe mais um importante instrumento de diagnóstico e ação para enfrentar os retrocessos e propor alternativas para o Brasil, em favor da vida, da esperança e do futuro.

Resistimos e voltaremos.

William Nozaki
Coordenador executivo do Centro de Altos Estudos da Fundação Perseu Abramo