O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, cometeu uma gafe diplomática ao debochar do brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante a cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão. No domingo, 21, em uma entrevista coletiva, ele foi questionado se estava desapontado por não ter encontrado Lula.

Em tom irônico, o líder ucraniano afirmou que na verdade quem deve ter ficado desapontado foi o presidente brasileiro. Zelensky mencionou que encontrou quase todos os líderes presentes no evento, mas que a agenda deles pode ter impossibilitado o encontro com o presidente brasileiro.

Segundo a assessoria da Presidência da República, a falta de compatibilidade de horários foi o motivo para a não realização da reunião bilateral entre Zelensky e Lula. O pedido para o encontro partiu do ucraniano, mas ao longo do sábado. A equipe brasileira ofereceu um horário na tarde de domingo. Em vão.

Assessor especial do presidente Lula (PT) para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim afirmou que o “desencontro” entre o mandatário brasileiro e o colega ucraniano não prejudica os esforços do Brasil em busca do fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Não sei exatamente como foi, eu não estava lá, mas ele [Lula] veria o Zelensky, sem problemas. Foi um desencontro normal nesse tipo de reunião, em que há muitos pedidos de conversa. O presidente tinha agenda com diversos outros líderes”, afirmou Celso Amorim à CNN Brasil. •

`