Em 28 de outubro de 2019, será realizada a 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia, com a presença do Papa Francisco. O encontro será realizado na Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano e contará com governadores do Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guianas e Suriname. O presidente Jair Bolsonaro não foi convidado.

A articulação para a realização da Cúpula foi conduzida pelos governadores brasileiros que fazem parte da Amazônia Legal. A confirmação da presença do Papa Francisco pode ser considerada uma resposta ao ataque que o governo Bolsonaro vem fazendo ao Sínodo da Amazônia, promovido pela igreja católica.

O tema em discussão no encontro será “Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. Foram convidados governadores dos seguintes estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. A expectativa é de que parcela significativa dos participantes critique a política ambiental brasileira referente à Amazônia na gestão de Bolsonaro.

`