Numa avaliação objetiva da contribuição da Fundação Perseu Abramo ao avanço da sociedade brasileira rumo à justiça social e à democracia a conclusão é muito positiva. Com efeito, mantendo fidelidade aos objetivos que inspiraram sua fundação e absoluta coerência no desempenho de suas múltiplas atividades, a Fundação tem dado contribuição extremamente valiosa para o registro e a divulgação do que se tem feito no Brasil visando a correção de vícios históricos e a criação de uma nova sociedade. Por meio da publicação de livros e da promoção de estudos e debates a Fundação tem estado na vanguarda da história, registrando com equilíbrio e imparcialidade o desempenho das organizações e dos movimentos sociais, não se limitando às atividades do PT mas assinalando tudo o que se tem feito de positivo. Uma vez mais é importante ressaltar o papel de sua editora, que, acima dos objetivos econômicos que impõem limitações às editoras comerciais, tem dado divulgação a obras pioneiras, que despertam a atenção para  questões de grande relevância, suscitam debates e apontam caminhos  para a construção de uma sociedade livre de exclusões e discriminações.

Por tudo isso, a Fundação Perseu Abramo é merecedora do reconhecimento e da gratidão de todos os que anseiam e lutam por uma sociedade verdadeiramente democrática, na qual a dignidade humana e os direitos fundamentais da cidadania tenham prioridade.

*Sueli Dallari é atualmente professora titular da Universidade de São Paulo, foi professora convidada da Columbia University (nos EUA), da Université de Nantes e da Université de Paris X (ambas na França); Dalmo Dallari é jurista, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

 

Leria também:

– A Fundação Perseu Abramo completa 15 anos, por Zilah W. Abramo

FPA 15 anos: “Uma Fundação para valer", por Ricardo de Azevedo

FPA 15 anos: "O PT tem orgulho da Fundação Perseu Abramo", por Zé Dirceu

FPA 15 anos: A Fundação Perseu Abramo e a memória do PT, por Marco Aurélio Garcia

FPA 15 anos: "Grandes debates surgem da reflexão na Perseu Abramo", por Paulo Teixeira

FPA 15 anos: "A missão da Fundação está, cada vez mais, na ordem do dia", por Markus Sokol

FPA 15 anos: "A Fundação é um elemento decisivo para nossa continuidade enquanto projeto político-partidário", por Raul Pont

FPA 15 anos: "Estamos dispostos a continuar com essa colaboração porque vemos na Fundação muita seriedade", por Danilo Santos de Miranda – SESC/SP

FPA 15 anos: Fundação, parceira fundamental no debate sobre a Amazônia, por Marco Antonio Pereira de Oliveira

FPA 15 anos: Traçando novos desafios para a Fundação, por Rui Falcão

FPA 15 anos: Fundação pode ajudar no debate sobre a transição ao socialismo, por Bruno Maranhão

 

`