O Centro Sérgio Buarque de Holanda edita a revista Perseu: História, Memória e Política, que se dedica à história da esquerda contemporânea e da luta dos trabalhadores. Cada número apresenta um dossiê temático de artigos, resenhas e seleções de documentos do nosso acervo.

Dada a importância da história e da memória nas disputas políticas do presente, esta revista se constituiu como espaço de circulação da produção acadêmica, no campo da História e das Ciências Sociais, comprometida politicamente com a emancipação da classe trabalhadora. Ainda que existam sólidos grupos acadêmicos, de caráter regional e nacional, produzindo e discutindo temáticas acerca das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras pela conquista dos direitos civis, políticos e sociais, a difusão destes estudos não é proporcional à produção.

Contribuir para preencher esta lacuna é um dos objetivos da revista PERSEU.

Recebemos e avaliamos regularmente contribuições de pesquisadores interessados em publicar seu artigo em nossas páginas. Observe nossas normas de publicação aqui, e envie para [email protected].

Confira abaixo os números já publicados.

Há 10 anos, começava a ser editada a revista PERSEU: História, Memória e Política. Já no período se identificava a carência de espaços para divulgação e circulação de estudos sobre a esquerda e as lutas dos trabalhadores. Hoje, num momento politicamente bastante diverso daquele, e adverso para os estudiosos e militantes de esquerda, um espaço como a PERSEU é ainda mais raro e necessário. Além da publicação de artigos e resenhas, a revista PERSEU tem oferecido também aos seus leitores seleções de documentos para divulgar os potenciais de pesquisa do rico acervo do Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH). Neste número, temos a alegria de divulgar também nossa base de dados on-line, com cerca de 50 mil registros, principalmente fotos e cartazes do acervo. Os documentos podem ser acessados na página, e buscados por nomes de pessoas e instituições, data, eventos, local, entre outras variáveis.

Clique aqui e confira o conteúdo.

`