O 1º Congresso Nacional do PT foi realizado entre 27 de novembro e 01 de dezembro de 1991, em São Bernardo do Campo – SP.

Dentre as pautas e temas debatidos ao longo do Congresso estão a relação do PT com os movimentos sociais, organização e construção partidária, conjuntura e tática, socialismo democrático, direito de tendências e cota de gênero de 30% nas direções do partido. 20 anos depois, no 4º CNPT, o partido avançaria nessa discussão das cotas e aprovaria a paridade de gênero, além de estabelecer 20% de cotas geracionais e 20% de cotas étnico-raciais, em todas as instâncias do partido. A linha sindical e as questões do mundo do trabalho permeiam esses documentos.

De acordo com as resoluções do 1º CNPT, também foi aprovada, entre outras, as moções de repúdio à política econômica e privatizante do governo Collor, e de apoio às lutas e reivindicações de movimentos sociais, como indígenas, negras, sindicais e populares, que, à época, realizaram o 2º Encontro Continental, em Guatemala, além de prestar solidariedade à população haitiana que lutava contra a repressão após golpe de estado no país. Em entrevista à edição n. 60 do Boletim Nacional do PT, publicado na época, Lula destacou a importância desse Congresso e afirmou que “O PT [estava] se preparando efetivamente para um dia assumir o poder nesse país”. A linha sindical e as questões do mundo do trabalho permeiam esses documentos.

 

Para ler os documentos na íntegra, acesse aqui:

Resolução do 1º Congresso Nacional do PT