O livro A Constituição Traída: da abertura democrática ao golpe e à prisão de Lula, surgiu da necessidade do historiador e cineasta Cleonildo Cruz, e da advogada e professora de Direito da UFPE, Liana Cirne, buscarem organizar uma obra de análise da ruptura institucional que o país atravessa.

O lançamento nacionaldo livro será no dia 17/04 (quarta-feira) em Recife, na Livraria Café Liberal (Rua Marquês de Olinda,174, Recife Antigo) às 18h. E já está disponível para pré-venda no site amazon.com.br

Nesta obra estão três dos discursos mais marcantes da história política brasileira recente: o de Ulysses Guimarães, quando da promulgação da Constituição; o da presidenta Dilma Rousseff, no dia em que o Senado ratificou seu impeachment sem crime; e o de Lula, em São Bernardo, logo antes de se dirigir à Polícia Federal para seu cárcere – que fez um ano da prisão ilegal, injusta e sem comprovação de crime algum praticado pelo presidente, arbitrariedades essas que o tornam um preso político. Estão também 15 ensaios e artigos de destacados intelectuais de áreas como o Direito, Economia e Política Sindical que procuram nos escombros a razão de nossa falência democrática. Marcio Pochmann e Vivian Farias, da Fundação Perseu Abramo, contribuiram com ensaios para este livro.

Por fim, a obra reúne entrevistas com personagens fundamentais no processo político da Assembleia Nacional Constituinte.

Sobre o livro
A Constituição Traída: da abertura democrática ao golpe e à prisão de Lula
Organização: Cleonildo Cruz e Liana Cirne
Editora Hedra – 470 páginas – 2019

`