Seminário “Racismo na Alemanha/Brasil, acontece em Berlim nos dias 18 e 19 de maio de 2004.

Um dos focos da pesquisa “Discriminação Racial e Preconceito de Cor no Brasil”, realizada pelo Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo em conjunto com o Instituto alemão Rosa Luxembrugo, em 2003, foi estudar a questão da xenofobia no Brasil e também na Alemanha, com o intuito de investigar os grupos mais discriminados nesses países.

O interesse da Alemanha em discutir esta questão com o Brasil é aprofundar a compreensão de como o problema brasileiro de racismo contra a população afro-descentente alcança uma dimensão social relevante, enquanto que, naquele país, os índices de discriminação mais elevados são dirigidos contra os imigrantes estrangeiros. O encontro “Racismo na Alemanha/Brasil” quer traçar um paralelo entre as duas experiências uma vez que o fenômeno da intolerância com as diferenças é grave em ambas as sociedades.

Na cidade de Berlim, na Alemanha, estão programadas oficinas, debates e apresentação dos dados da pesquisa como subsídio para a discussão em torno do tema da xenofobia. Haverá um encontro com a deputada do PDS (Partido do Socialismo Democrático), Karin Hopfmann, e com a diretora do ARIC (Centro de Informação Anti-racismo), Simone Wigratz.

Veja aqui a pesquisa realizada pelo Núcleo de Opinião Pública “Discriminação Racial e Preconceito de Cor no Brasil”

`