Secretaria Nacional de Juventude do PT realizará atividades no Fórum FPA: Ideias para o Brasil

Em 2014 o Brasil mais uma vez será submetido ao crivo do povo brasileiro. Mais do que reeleger o projeto que vem dando certo no país, é fundamental criar as condições para um segundo mandato que supere os avanços atuais. Para isto, é necessário que a tática e o programa eleitoral do PT esteja inseridos em uma estratégia política de longo prazo.

O programa de um segundo governo Dilma requer mais ousadia e irreverência, se aproximando das metas históricas e estratégicas do PT e das aspirações democráticas e populares, visando qualificar programaticamente nossas alianças, nossas bancadas e nosso diálogo com os anseios da classe trabalhadora e dos movimentos sociais. Somente assim, o nosso governo poderá deixar um legado que possibilite a alteração da correlação de forças para concretizar as rupturas fundamentais para o nosso projeto socialista.

As manifestações de Junho demonstraram a capacidade de mobilização social da juventude brasileira, bem como, o seu desejo por mais participação política e direitos sociais. Reposicionou a política como um elemento central das relações sociais, potencializando a visão de que o atual status quo da política nacional tem seus limites de representação social e necessita ser transformado. Embora as mobilizações de rua tenham sido protagonizadas pela juventude, percebeu-se, por outro lado, que a mídia hegemônica disputou as pautas políticas através dos jornais e editoriais de circulação nacional, demonstrando a necessidade urgente da democratização da mídia no Brasil.

Dando vazão à necessidade a Secretaria Nacional de Juventude do PT em conjunto com a Fundação Perseu Abramo irá promover atividades descentralizadas abrangendo todo o território nacional, dentro do Fórum FPA: Ideias para o Brasil.

Esses debates com as juventudes, dentro dos fóruns, acontecerá cada sábado em torno do tema: “O Brasil que a Juventude quer”, e serão espaços para que a SNJPT faça o diálogo com a diversidade da juventude brasileira, na perspectiva de construir a narrativa para o programa de governo da campanha da presidenta Dilma.

Conforme discutido e aprovado no Conselho Político da JPT, na organização desses fóruns haverá uma participação ativa dos jovens militantes e dirigentes partidários, estudantes e professores universitários, representantes dos movimentos sociais, parlamentares e membros dos governos nos distintos âmbitos federativos. Para o êxito de tal iniciativa, será fundamental contar com o envolvimento das secretarias estaduais da JPT e de todo conjunto do partido, tanto no que se refere às instâncias nacionais como às dos estados e municípios das regiões abrangidas por cada evento.

Cronograma
Levando em conta tanto o calendário eleitoral como a realização da Copa do Mundo no Brasil, os fóruns regionais deverão necessariamente ocorrer no período entre 3 de abril e 6 de junho.

3 a 5/04 – Região Nordeste I
Estados abrangidos: CE, MA e PI
Cidade-sede: Fortaleza

10 a 12/04 – Região Nordeste II
Estados abrangidos: AL, PB, PE e RN
Cidade-sede: Recife

24 a 26/04 – Região Nordeste III
Estados abrangidos: BA e SE
Cidade-sede: Salvador

8 a 10/05 – Região Norte
Estados abrangidos: AC, AM, AP, MT*, PA, RO, RR e TO
Cidade-sede: Manaus

*aguardando confirmação da inclusão do MT na Região Norte

15 a 17/05 – Região Sul
Estados abrangidos: PR, RS e SC
Cidade-sede: Porto Alegre

22 a 24/05 – Região Sudeste
Estados abrangidos: ES, MG, RJ e SP
Cidade-sede: Belo Horizonte

29 a 31/05 ou *- Região Centro-Oeste:
Estados abrangidos: DF, GO e MS
Cidade-sede: Brasília

5 a 7/06: data alternativa na expectativa de participação da Presidenta da República

Publicado orginalmente no portal do PT Nacional pela Secretaria Nacional de Juventude