A Fundação Perseu Abramo lamenta profundamente o falecimento do professor Gustavo Venturi, que estruturou e coordenou o Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo entre 1997 e 2014, desenvolvendo pesquisas de cultura política e estudos sobre marcadores sociais da diferença: gêneros e sexualidades, raças e etnias, classes sociais, juventudes e velhices. Atualmente atuava como pesquisador do Departamento de Sociologia da USP (FFLCH).

Em seu período na FPA, foi responsável por trabalhos importantes para a estruturação das políticas públicas que vieram a ser construídas pelos movimentos sociais e implantadas por governos progressistas de todo o Brasil, tais como as pesquisas de Juventude, Cultura Política, Mulheres, Racismo, Homofobia, Idosos no Brasil,Indígenas, Classes Emergentes e Drogas, além de estudos sobre Direitos Humanos que pautaram ações de diversas prefeituras. Essas pesquisas também foram publicadas em livros.

Venturi é amplamente conhecido por sua participação militante nas campanhas eleitorais de Lula e lembrado pelos parceiros de trabalho como profissional brilhante, que blindava a equipe com sinais de confiança, o que se transformou em amizade dos colegas por toda a vida. Uma pessoa de fato inesquecível para quem com ele conviveu.

Gustavo Venturi, até sempre!

Fundação Perseu Abramo

`