Nesta segunda-feira, 26 de julho, o programa Pauta Brasil recebeu os prefeitos Bira, de Xapuri (AC) e Ivan Canci, de Anchieta (SC). Com mediação da ex-senadora e ex-diretora da Fundação Perseu Abramo, Fátima Cleide, eles falaram sobre os desafios da gestão municipal durante as crises do país (sanitária, econômica e social).

Os prefeitos iniciaram descrevendo as ações para conter a pandemia de Covid-19. Ivan Canci relatou o plano de contingência e que em sua cidade foi preciso realizar “educação sanitária, articulação regional para tomada de decisões conjuntas e todo o processo de cuidado”. A cidade mantém a fiscalização, e “ficamos felizes por fazer o que a ciência mandava”, relatou.

O prefeito de Anchieta falou com orgulho dos avanços educacionais em seu município e sobre as boas notas de avaliação de seus estudantes, resultado da capacitação contínua dos educadores, atenção especial às crianças com dificuldades e acesso à internet para todos os alunos. “Nosso horizonte é descobrir as dificuldades e descobrir alternativas, escolas com horta, com obras de arte, transporte escolar e escolas rurais adequadas, além de material pedagógico, possibilita que as crianças desenvolvam suas potencialidades”, disse.

De Xapuri, no Acre, a terra de Chico Mendes, o prefeito Bira contou também suas ações durante a pandemia. “O medo falou mais alto e tomamos a providências essenciais e necessárias, como foi o fechamento da cidade. A estrutura de saúde não tinha condições de tratar os doentes, nossa grande meta foi e continua sendo evitar a contaminação”, disse. A cidade produziu máscaras e álcool gel, foi criada uma unidade de atendimento e testagem e isolamento, com muita disciplina, foram práticas constantes.  

Xapuri já está com 30% da população vacinada e continua fiscalizando, “com um trabalho antipático, mas que salva vidas”, disse Bira. “Seguimos a ciência e evitamos mortes, as aulas não retornaram presencialmente ainda e estamos fazendo distribuição de merenda escolar e cestas básicas”, disse Bira.

Ele também falou dos programas educacionais de sua região, dos projetos educacionais dentro dos seringais, com monitores que se deslocam até as propriedades, “colônias de seringais”. Investimentos novos, creches e novos turnos na escola para completar os estudos, aulas de Língua Espanhola e sistema de acompanhamento foram outros aspectos da gestão local destacados por Bira.

Críticas ao governo Bolsonaro e às ações de desmonte de políticas públicas, sustentabilidade no centro dos governos e projetos para o campo, transversalidade, a importância dos serviços públicos e as alternativas criativas estiveram também entre os temas debatidos no programa de hoje. Assista a íntegra do Pauta Brasil aqui.

 

 Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.

`