A edição das 11 horas da tvPT desta segunda-feira, 6 de julho, vai abordar como os bancos privados e públicos estão se comportando durante a coronacrise e avaliar se a contribuição do setor poderia ser diferente.

O crédito bancário para atividades produtivas está escasso no período da pandemia. A reclamação parte desde pequenos empreendedores até grandes empresas. Apesar do repasse superior a 1 trilhão de reais concedido pelo governo ao sistema financeiro em março, os empréstimos estão represados.

É natural que assim seja, uma vez que na crise as pessoas e as empresas têm menos dinheiro e, portanto, mais dificuldade para quitar seus compromissos? Ou os bancos deveriam fazer a parte deles, como por sinal dizem estar fazendo em suas campanhas publicitárias?

O Santander, multinacional de origem espanhola, exibe em sua propaganda o slogan “O que a gente pode fazer por você hoje?”. Se perguntasse isso para os bancários, a resposta seria: pare de nos demitir. O Santander tem tido uma postura agressiva de demissões e pressão sobre seus trabalhadores e trabalhadoras e é alvo de uma campanha internacional dos bancários pelo fim das demissões durante a pandemia.

Se há escassez de crédito no setor privado, os bancos públicos, Banco do Brasil e Caixa à frente, deveriam agir de forma diferente e estimular a defesa das empresas e dos empregos, como fizeram no período de crise vivido em 2008?

E o BNDES, como pode ajudar o Brasil a sair da estagnação econômica em que se encontra?

Para tratar destes temas, a tvPT recebe o economista e professor da Unicamp Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES entre 2007 e 2016, e a dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e trabalhadora do Santander Lucimara Malaquias.

A tvPT pode ser assistida ao vivo pelos canais do PT Nacional no Youtube e no perfil PT-Partido dos Trabalhadores no Facebook. Os programas permanecem gravados no Youtube.

`