O governo Bolsonaro fez o oposto do que o país precisa. Apresentou uma medida provisória (MP) para reduzir jornada de trabalho e salário. O que adianta reduzir jornada? É pior, o povo trabalhador tem que ficar em casa, se protegendo. Do que adianta reduzir salário? É pior, só joga o trabalhador na miséria e aprofunda a crise, pois as famílias não terão recursos para comprar nem o básico. Na prática é a MP do desemprego, pois estimula as empresas a demitir em massa os trabalhadores, e manter alguns trabalhadores através de negociação individual.

O PT apresentou uma proposta que é a solução para este momento, onde o trabalhador tem que parar, mas a economia tem que continuar viva (um Substitutivo Global). O Programa Ninguém demite Ninguém (clique aqui para acessar) garante segurança de renda e emprego para manter o trabalhador em casa e, ao mesmo tempo, permite às empresas folga em seus custos para fazer frente à redução de receita.

Com a proposta do PT todos os 30 milhões de trabalhadores de empresas que vão fechar as portas estão protegidos.

Os trabalhadores que ganham até 3 Salários Mínimos terão seu salário integralmente pago pelo Governo se forem empregados por micro e pequenas empresas (MPEs). E todos os demais trabalhadores também receberão os salários, pagos em parte pelo Governo e em parte pelas empresas. As empresas que aderirem ao programa terão acesso a recursos neste momento em que tiveram seu faturamento abruptamente interrompido. A condição é que não poderão demitir ninguém.

Tereza Campello – economista e ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

`