Já são quase trinta dias de absoluta mudança na vida e hábitos da população brasileira. Desde o início da pandemia do Covid19 há algo no ar, além do vírus que vem matando no mundo todo: como estão sendo esses dias de isolamento com as crianças dentro de casa?

A TV PT quer ouvir as mães sobre esse momento de pandemia.  E no dia 9 de abril, a partir das 19 horas, três professoras e mães participam do programa. Ana Estella Haddad é professora da USP, pesquisadora na área de educação na saúde e políticas públicas. Na gestão petista da cidade de São Paulo esteve à frente do programa São Paulo Carinhosa, voltado para o público infantil.

A professora Graziele Pedrozo da Silva Biagi vive em São Paulo e é mãe da Maria Alice, de dois anos. Ela une a experiência profissional com a necessidade de manter Maria 24 horas do dia dentro do apartamento.

E Jéssica da Silva Nunes de Macedo, jovem professora de educação infantil e mãe do Alexandre, de 5 anos, moradora da periferia de São Paulo, no Jardim São Luiz, vive com sua irmã e sua mãe.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2018 estimou que temos no Brasil  35,5 milhões de crianças (pessoas de até 12 anos de idade), o que corresponde a 17,1% da população estimada no ano, de cerca de 207 milhões.

Esses milhões de crianças, muitas em idade escolar ou que estariam fazendo uso de creches e outras instituições de cuidado, agora precisam ficar exclusivamente em casa.

Um detalhe a mais é o fato de a maior parte das famílias serem comandadas por mulheres sozinhas. Além da preocupação com o futuro ou o pagamento das contas, as mães estão às voltas com outra luta: como manter as crianças ocupadas durante período tão longo dentro de casa. Como fazer para falar sobre o assunto, como passar as horas e horas, de onde arrumar paciência quando não se tem com quem compartilhar esta jornada?

Escolas públicas e particulares fechadas, pois a regra que vale para todas é ficar em casa. Não são recomendados passeios, saídas até praças ou jardins, não é permitido contato com outras crianças do convívio familiar e também é esperado que as crianças não visitem seus parentes idosos, como avós e tios.

A TV PT pode ser assistida no canal do youtube (basta digitar TV PT no mecanismo de busca) e nos perfis do facebook da Fundação Perseu Abramo, do PT e do PT na Câmara.

 

`