Conferência #LulaLivre busca estratégias de comunicação
A Conferência Nacional #LulaLivre vai reunir, nos dias 13 e 14 de abril, no hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo, representantes da mídia progressista do Brasil e da América Latina, dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), para traçarem uma estratégia de comunicação democrática como alternativa à mídia tradicional. As mesas serão transmitidas ao vivo pela página do PT no Facebook.
“A proposta da conferência é construir um objetivo comum sobre a batalha da comunicação no Brasil. E compreender isso é mais do que compreender a desigualdade dos meios, a denúncia dos monopólios, é compreender também como podemos construir uma estratégia de conquista de opinião e conscientização de debate e de organização”, explicou Carlos Árabe, secretário nacional de Comunicação do PT.
O evento é resultado da aproximação de meios que buscam essa estratégia comum de comunicação. Entre os participantes estão o ex-ministro Franklin Martins, o dirigente do MST, João Paulo Rodrigues, representantes do Brasil de Fato, Jornalistas Livres e da TVT.
No painel de experiências internacionais, haverá a presença de Beto Vasques (Podemos/ Espanha), Bernardina Ribas (Frente Amplio/Uruguai), Jorge Dkros (Frente Transversal Nacional e Popular/Argentina), Nacho Lemus (TeleSur/ Venezuela) e Nico Perez (Radio M24/Uruguai).
A conferência também promoverá quatro mesas simultâneas sobre ações específicas para audiovisual, rádio, jornal e redes sociais.
“Esses dias que estivemos no Sindicato dos Metalúrgicos em resistência e defesa do Lula, nós tivemos um salto em todos os nossos meios de comunicação, que aumentaram audiência e participação. A Globo perdeu a liderança, ficamos muito animados. Temos espaço para avançar. E temos a percepção que vamos precisar de um ação mais longa”, afirmou Árabe.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, dia 13 de abril
14h – Abertura da Conferência
14h30 – Sala Temática: Experiências Internacionais nas Comunicações
Beto Vasques (Podemos/ Espanha), Bernardina Ribas (Frente Amplio/Uruguai), Jorge Dkros (Frente Transversal Nacional e Popular/Argentina), Nacho Lemus (TeleSur/ Venezuela) e Nico Perez (Radio M24/Uruguai)
19h – Ato político pela democracia na comunicação
Painel com Franklin Martins (jornalista e ex-ministro de Comunicação Social), Renata Mielli (FNDC), Bia Barbosa (Intervozes)
Presenças de Gleisi Hoffmann (presidenta do PT), Lindbergh Farias (líder do PT no Senado), Paulo Pimenta (líder do PT na Câmara), Carlos Henrique Árabe (secretário nacional de Comunicação do PT), Celso Amorim (ex-ministro da Defesa), Vagner Freitas (CUT), João Paulo (MST), Nalu Faria (Marcha Mundial das Mulheres), PSOL, PCdoB, PSB e PDT.
Sábado, dia 14 de abril
9h – Debate: Democracia e Comunicação
Marilena Chauí (Filósofa/USP) e Juarez Guimarães (Cientista político/UFMG)
14h – Salas Temáticas simultâneas
1. Redes Sociais
Bianca Santana (jornalista, professora e colunista da Revista Cult)
José Chrispiniano (Instituto Lula)
Otávio Antunes (Agência PT)
2. Audiovisual
Iolanda Depizzol (Jornalistas Livres)
Ricardo Stuckert (Instituto Lula)
Tarcísio Secoli (TVT)
Tata Amaral (cineasta)
3. Rádio
Bia Pasqualino (Radioagencia Brasil de Fato)
Jerry de Oliveira (Movimento de Rádios Comunitárias)
Paulo Salvador (Rádio Brasil Atual)
4. Jornalismo
João Feres (Manchetômetro (IESP/UERJ)
Joana Tavares (Brasil de Fato)
Tereza Cruvinel (jornalista e fundadora da Empresa Brasil de Comunicação – EBC)
17h – Encerramento
[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]