Boletim de Análise Político-Institucional apresenta avanços em termos de renda, queda do desemprego e queda da informalidade
Ano 3 – nº 205 – 17 de agosto de 2015
Ipea: boletim aborda trabalho, renda e juventude
Boletim de Análise Político-Institucional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) discute índices de trabalho e renda no Brasil recente, de 2004 a 2014, e mostra diversos avanços em termos de renda, queda do desemprego, queda da informalidade, entre outros aspectos que permitiam falar-se de uma estruturação do mercado de trabalho brasileiro, conhecidamente desestruturado.
No entanto, como os dados apresentados não chegam ao ano de 2015, o mesmo não trata do aumento do desemprego nos últimos meses, captados por diversos índices no país e tema já tratado nos FPA Informa – Boletins de Conjuntura.
Um aspecto em especial do mercado de trabalho pode sofrer uma inflexão, segundo analistas: a tabela abaixo mostra como caiu a participação de crianças e adolescentes no mercado de trabalho de 2004 a 2014, especialmente pela possibilidade de se dedicar a outras atividades como o estudo, tendo a condição familiar melhorado. No entanto, com o agravamento do desemprego no ano de 2015, tais jovens que se retiraram do mercado de trabalho podem ser forçados a retornar, agravando o problema do desemprego no país nos próximos meses.
Taxa de participação por faixa etária no Brasil (2004 – 2014) (em %)
Fonte: Ipea, 2015
Para ler mais:
FPA Informa 296 – Desemprego volta a subir em junho e se aproxima de 7%, segundo IBGE leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.