Morreu nesta quarta-feira, 12, no Rio de Janeiro, o filósofo Leandro Konder. Ele sofria de Mal de Parkinson há muitos anos. O velório será no Cemitério Memorial do Carmo a partir das 15h desta quinta-feira, 13 de novembro.

Konder nasceu em 1936, em Petrópolis (RJ), filho de Valério Konder, médico sanitarista e líder comunista. Formado em Direito, Leandro exilou-se em 1972, após ser preso e torturado pelo regime militar, e morou na Alemanha e depois na França até seu regresso ao Brasil em 1978. Doutorou-se em Filosofia em 1987 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Foi professor do Departamento de Educação da PUC-RJ e do Departamento de História da UFF.

Com vasta produção como conferencista, articulista de jornais, ensaísta e ficcionista. Em 2002 foi eleito o Intelectual do Ano pelo Fórum do Rio de Janeiro, da UERJ. Foi um dos maiores estudiosos do marxismo no país.

A coleção Brasil Urgente, da Editora Fundação Perseu Abramo, publicou O indivíduo no socialismo, resultado de debate entre Leandro Konder e Frei Betto, porém o livro encontra-se esgotado.

Veja as contribuições de Leandro Konder à revista Teoria e Debate:

 – Entrevista de Konder à Teoria e Debate

 –  Goethe e o amor “subversivo”

 – Debate: Socialismo, por onde recomeçar?