Boletim Diário de Política Social 90 – Dieese: análise quantitativa e territorial do emprego formal em 2013
90
10 de novembro de 2014
Dieese: análise quantitativa e territorial do emprego formal em 2013
A Nota Técnica nº 140 do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) analisa os principais resultados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (Rais-MTE) para 2013 e traz apontamentos sobre o estoque dos empregos formais no Brasil.Segundo a nota, em 2013 o estoque de empregos na Rais continua o movimento verificado desde o início do século e que continua nesta década: em 2010 houve crescimento do estoque de empregos formais de 5,1%; em 2011, de 6,9%; em 2012, de 2,5% e; finalmente, em 2013, de 3,1%, ligeiramente maior que o crescimento de 2012, como mostra o gráfico. Em 2013, atingiu-se um estoque de 48.948.433 vínculos formais de emprego, o que representa um aumento de 7 milhões de vínculos em quatro anos ou um crescimento acumulado de 18,8% desde 2009. Outras estimativas apontam que no ano de 2014 já teríamos atingido o estoque de 50 milhões de empregos formais no país. O crescimento do estoque de empregos formais em 2012 e 2013 foi maior que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de 1,0%, em 2012 e 2,5% em 2013.A distribuição do estoque de empregos formais na análise regional não apresentou alterações significativas entre 2012 e 2013. Em 2013, o Sudeste concentrava a maioria dos empregos formais (50,3%), com redução de 0,5 ponto percentual em relação a 2012 (nota-se que a participação do estado de São Paulo passa de 29,0% a 28,7% do estoque de emprego total no país). Em segundo lugar em termos de estoque de empregos formais está a Região Nordeste, com 18,2%, seguida da Região Sul em terceiro lugar, com 17,2%. Aponta-se que, em 2007, a região Nordeste ultrapassou a região Sul na participação no estoque de empregos formais no país, tendência essa que tem se demarcado nos últimos anos.É interessante notar também que o crescimento dos empregos formais em 2013 ocorreu em maior medida nos municípios de menor porte, com destaque para aqueles com até 49,9 mil pessoas (6,1%), com quase o dobro da taxa média de crescimento verificada para o Brasil.A informalidade no mercado de trabalho é um problema histórico das economias latino-americanas, em especial do Brasil, e, nesse sentido, a geração de empregos formais nos últimos anos, com os trabalhadores tendo acesso a direitos e proteção social, é um avanço. Apesar da desaceleração no crescimento do estoque de emprego nos últimos anos, a continuidade da geração de postos de trabalho formais é um dado positivo, pois mostra que o baixo crescimento do PIB nos últimos dois anos ainda não afetou significativamente o mercado de trabalho formal em geral. Para a continuidade desse processo, é fundamental que a manutenção e geração de emprego continue no centro da política econômica e fiscal do próximo governo Dilma, aliado ao aprofundamento de políticas sociais e de distribuição de renda.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.