Próximas oficinas do projeto Estudos sobre os Estados da FPA acontecem dia 3, em Aracaju (SE) e dia 5 em Natal (RN)

Nesta quarta-feira, 2, foi realizada em Maceió, capital de Alagoas, a oficina Estudo dos Estados Brasileiros, realizada pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o diretórios regional do Partido dos Trabalhadores.

A oficina se iniciou com um pronunciamento da diretora da FPA, Fátima Cleide, responsável pelo projeto Estudo dos Estados Brasileiros, série de estudos e publicações tem o objetivo de oferecer uma análise da situação de cada estado, a partir do diagnóstico sobre a economia, sociedade, infraestrutura e administração pública de cada unidade federativa e as principais regiões.

Fátima agradeceu a presença dos militantes, gestores e acadêmicos, e destacou o caráter regional também da produção dos estudos. “Buscamos alguém do próprio estado para avaliar  essa realidade, e esperamos que os estudos sirvam como dados vivos para que possamos tomar decisões políticas.”

Segundo Fátima Cleide, os estudos feitos pela FPA para os 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal “não esgotam o levantamento de toda a realidade dos estados, mas são um bom começo para analises e propostas sobre a questão fiscal, social, econômica, com dados apurados que auxiliem e suportem as decisões em relação aos programas de governo.”

Na sequência, Sandra Lúcia Lira, professora da Universidade Federal de Alagoas, e autora do estudo sobre o estado de Alagoas (que pode ser acessado e baixado aqui), apresentou um diagnóstico sócio-politico-econômico do estado.

Segundo Sandra, para a elaboração da obra a opção foi iniciar com uma abordagem histórica da evolução socioeconômica de Alagoas. “Esse estado se caracteriza principalmente pela desigualdade, de terras, concentração de renda, dentre outras”.


A professora da UFAL ressaltou que dos obstáculos para o desenvolvimento do estado, o analfabetismo tem o maior impacto. “Ele existe ainda em volume ainda muito grande, e tudo passa por ele, todas as discussões esbarram neste volume inaceitável, que é um entrave, para o desenvolvimento, e um entrave político, porque contribui para a dificuldade do sujeito de ter acesso a informações”.

De acordo com dados da apresentação (que pode ser baixada aqui, ou no símbolo ao lado deste texto), somados os percentuais de analfabetos funcionais e analfabetos totais, o número alcança 61% da população a partir de 15 anos, o que representa “uma forte necessidade de oferta de escolarização básica na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos)”

Sandra também abordou a dependência do estado do setor de produção de cana-de-açúcar, afirmando que “a derrota política dos usineiros é tarefa política fundamental para promover democracia e bem estar social em Alagoas”. Segundo ela, para tanto é necessário ter políticas estaduais para fomentar o setor que mais emprega mão de obra em Alagoas, que é o setor da agricultura familiar.


A primeira mesa foi coordenada por Joaquim Brito, membro da executiva estadual do PT, que orientou o debate sobre o estudo. Na sequência da oficina, Fábio Guedes, coordenador do Programa de Governo da Frente de Oposição desenvolveu um debateo sobre o programa de governo local à luz do programa nacional e do estudo da Fundação Perseu Abramo.

Próximas oficinas

Aracaju (SE)
Oficina Estudos sobre os Estados
3 de julho, quinta-feira
Real Classic Hotel – Orla de Atalaia, s/nr

 – Aracaju: oficina com diagnóstico do estado acontece hoje

Natal (RN)
Oficina Rio Grande do Norte
Natal, 5 de julho
Hotel Maine – Av. Sen. Salgado Filho, 1791 – Lagoa Nova

Programação Natal (RN)
9h às 9h30 – Abertura
Cesar José de Oliveira – Secretário de Formação do  DE/PT-RN
Fátima Cleide – Diretora da Fundação Perseu Abramo 

Mesa 1 – 9h30 -10h30
Apresentação do Estudo sobre o Estado promovido pela Fundação Perseu Abramo
Expositor: José Antonio Spinelli, coordenador do estudo
Coordenação: Cesar José de Oliveira – Secretário de Formação do  DE/PT-RN
10h30 – 11h30 Debate sobre o estudo apresentado
Café – 11h30 – 11h40

Mesa 2 – 11h40 – 12h
Exposição sobre a Metodologia de elaboração do Programa de Governo – Maria Alice – ENF/FPA
12h – 12h40 – Debate sobre o programa de governo local à luz do programa nacional e do estudo da Fundação Perseu Abramo
Expositor: José Geraldo Saraiva Pinto – Membro da equipe do Programa de Governo
Coordenação: Cesar José de Oliveira – Secretário de Formação do  DE/PT-RN
12h40 – 13h40 – Debate
13h40 – Encaminhamentos e encerramento

Saiba mais sobre as oficinas já realizadas

– Piauí avança na inclusão social, mas há desafios na integração econômica

– Desenvolvimento com democracia no Fórum Regional FPA no Rio Grande do Sul

Oficina debate desafios e avanços do Rio Grande do Sul

Pacto federativo e a Amazônia no desenvolvimento nacional encerram fórum em Manaus

`