Mesa de debate na tarde de sexta-feira, 9, antecedeu a abertura do fórum, que contou com dirigentes e militantes de toda a região Norte

Recepcionado pela diretora da FPA, Fátima Cleide, e pelo presidente do PT-Amazonas Valdemir de Souza Santana, o público presente ao Fórum Regional FPA lotou o auditório do Hotel Da Vinci, em Manaus, na tarde de sexta-feira, 9. Precedendo a abertura do evento, a militância, de toda a região Norte do país, participou da mesa Ideias para o Brasil: debatendo o pacto federativo e o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental e energética, sob coordenação de Mário Jorge Fadell, secretário de Agricultura e Floresta da Prefeitura de Rio Branco (AC).

Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e coordenador do Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional, Carlos Brandão abriu a mesa falando sobre pacto federativo. “Nunca estivemos tão preparados para fazer uma política pública nacional de desenvolvimento regional, uma política que tem de ser de estado e não de governo, isso vem ficando claro nos últimos dez anos.”

Debates da tarde: público compareceu e participou ativamente

Matriz energética
Egon Krakhecke, engenheiro agrônomo e assessor do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), fez apresentação Avanços e Desafios do Desenvolvimento Sustentável no Brasil (leia aqui). Ele trouxe dados sobre a matriz energética brasileira e sua emissão de gases do efeito estufa, ligando resultados de políticas públicas dos anos 1970 – fomentando a expansão da fronteira agrícola – com novas políticas que vêm combatendo o avanço predatório.

Editor da TV Brasil, o jornalista Jonas Valente falou sobre as políticas de comunicação no país. Ele afirmou a necessidade de democratização dos meios e do cumprimento da Constituição, que limita a políticos concessões de TV e rádio, assim como da necessidade da diversidade, tanto na produção quanto na veiculação de conteúdo regional. “A boa notícia, ao menos, é a aprovação do Marco Civil da Internet, que, no mínimo, impediu uma agenda negativa das empresas de comunicação.”

A comentarista da mesa foi Raimunda Monteiro, reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará. Ao retomar os temas debatidos, ela disse ser imprescindível um choque no ensino público superior na região, passando pela oferta de vagas e universalização do acesso, assim como no desenvolvimento de ciência e tecnologia, mudando a matriz de produção primário-exportadorra, extrativista no geral, para uma de indústria de inovação. Em seguida, o público participou com comentários e perguntas.

Mesa de abertura
No período da noite, teve lugar a mesa de abertura, com as presenças de Júlio Barbosa, secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT; Iole Ilíada, vice-presidente da Fundação Perseu Abramo; da vice-governadora do Amapá, Dora Nascimento; de Sila Mesquita, secretária de formação do PT-Amazonas e coordenadora da mesa; Valdemir Santana, presidente do PT-Amazonas; além de militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores de toda a região Norte e também da direção nacional.

Dirigentes e militantes da toda a região Norte compuseram a mesa

Santana, presidente do PT-Amazonas, ao afirmar que as pessoas não entendem a região, unificou as falas de quase todos os participantes, para quem projetos nacionais de desenvolvimento regional não ouvem os locais, não conhecem o cotidiano local. “A partir dessas discussões conseguiremos mostrar a importância da Amazônia e sua realidade para o Brasil e para o mundo.”

A vice-presidente da FPA, Iole Ilíada, lembrou os 18 anos da Fundação, completos neste mês, e da importância da entidade não apenas para o partido, mas para a esquerda brasileira, que sempre reconheceu o valor de seus trabalhos. “Esta diretoria têm o desafio de fazer jus ao que já foi produzido, mas encarar os novos desafios impostos pela conjuntura. Esta série de fóruns e os estudos feitos recentemente têm esse objetivo, de difundir o conhecimento.”

Papel da Amazônia
No sábado, dia 10, a partir das 10 horas, acontece a mesa de diálogo O papel da Amazônia em um Projeto de Desenvolvimento Nacional,  com participação de Dora Nascimento, vice-governadora do Amapá, membro do Diretório Nacional do PT, representante dos Movimentos Sociais e da Academia da região. Ainda no dia 10, ocorre a Reunião do Fórum PT Amazônia. Durante o período da realização do Fórum haverá a Tenda FPA, um espaço que reúne as publicações da Editora Fundação Perseu Abramo, informações sobre a Área do Conhecimento e Escola Nacional de Formação, a tevêFPA com realização de entrevistas e depoimentos, e a apresentação do FPADados, além de ser local onde os participantes circulam, se conhecem e trocam experiências.

Apresentação

 – Avanços e Desafios do Desenvolvimento Sustentável no Brasil, Egon Krakhecke

Serviço
Dia 10 de maio
Fórum Ideias para o Brasil Manaus
Hotel Da Vinci Conventions
Rua Belo Horizonte, 240 A, Adrianópolis, Manaus (AM)
www.fpabramo.org.br/forum2013

 – Pacto federativo e a Amazônia no desenvolvimento nacional encerram fórum em Manaus

 – Programas sociais e inovação tecnológica impactam o Amazonas 

Fotos: Márcio de Marco

`