Políticas públicas, inovação tecnológica, regularização fundiária e desenvolvimento sustentável foram temas das oficinas pré-Fórum Regional, em Manaus

Kátia Cavalcante, professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), abriu as oficinas pré-Fórum Regional FPA de Manaus (AM), nesta quinta-feira, dia 8. A acadêmica apresentou dados sobre políticas públicas e seus efeitos positivos nos municípios e comunidades de um estado gigantesco como o Amazonas, com a apresentação Inclusão Social – Mudanças (leia aqui).

Em seguida, o professor doutor Edileno de Moura, da UFAM, fez a apresentação Desafios para o Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas (leia aqui), levantando a questão da importância da promoção de um parque tecnológico no estado, especificamente no setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação, com a formação de quadros qualificados, em uma área reconhecida pelos altos salários. 

Público participou ativamente dos debates

Reunindo a militância da região Norte do país – Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins –, as oficinas da manhã foram sucedidas por um debate, com perguntas do público, sob coordenação da diretora da Fundação, Fátima Cleide, da secretária-geral do PT-Amazonas, Sila Mesquita, e de Luiz Borges, secretário de Finanças do PT-Amazonas.

Sustentabilidade
No período da tarde foi a vez da oficina Avanços e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável no Amazonas (leia aqui), do engenheiro agrônomo Valdenor Cardoso, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). A apresentação contou com a coordenação de Ana Cláudia Chaves, 2ª vice-presidente do PT-Amazonas.

Cloves Pereira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), abordou a Regularização Fundiária (confira mais apresentações no rodapé) no estado como instrumento, principalmente, de segurança jurídica aos moradores e produtores rurais da Amazônia Legal, reforçando políticas públicas de conservação do meio ambiente. 

Inaldo Seixas, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), encerrou as oficinas com a apresentação Desafios da Integração Econômica (confira mais apresentações no rodapé), sob coordenação de Adílson Vieira, secretário de Finanças do Diretório Municipal do PT manaura. 

Militância compareceu vinda de vários estados da região Norte

Oficinas
No dia anterior a cada edição do fórum acontecem mesas com a apresentação e debate sobre o estudo relativo ao estado e sobre o programa de governo estadual. Com as oficinas a FPA espera aglutinar dirigentes e militantes partidários, candidatos e candidatas, sociedade local, em especial a comunidade acadêmica. 

“O objetivo é apresentar um diagnóstico de políticas públicas nos estados. Também queremos contribuir para a formação do programa de governo, seja nos casos em que somos governo ou queremos ser ou ainda daqueles casos em que fazemos parte. Posteriormente, a compilação desses dados irá nos ajudar a entender o que é o pacto federativo, o federalismo no Brasil”, explicou Fátima Cleide.

Apresentações

 – Inclusão Social – Mudanças, Kátia Cavalcante 

 – Desafios para o Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas, Edileno de Moura 

 – Avanços e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável no Amazonas, Valdenor Cardoso

 – Regularização Fundiária (Terra Legal), Cloves Pereira 

 – Terra Legal Amazônia 

 – Georreferenciamento de Áreas Urbanas 

 – Desafios da Integração Econômica, Inaldo Seixas

 – Zona Franca

O Fórum Regional FPA 2014 – Ideias para o Brasil edição Manaus começa nos dias 9 e 10.

 – Pacto federativo e a Amazônia no desenvolvimento nacional encerram fórum em Manaus

 – Fórum Regional tem início em Manaus

Fotos: Márcio de Marco

`