Logo CASB

O Centro de Análise da Sociedade Brasileira (CASB) tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre as mudanças na sociedade brasileira e produzir diagnósticos – auxiliando os partidos e o governo na tarefa de democratização da sociedade e das instituições; e na organização do campo democrático popular.



Para isso, organizou seu trabalho no sentido de ampliar sua escuta em direção a especialistas e pesquisadores (da academia, de movimentos sociais e fundações partidárias); e também produzir pesquisas próprias pelo Núcleo de Opinião Pública, Pesquisas e Estudos da FPA (NOPPE).



As atividades e publicações do CASB expressam o projeto conjunto das Fundações parceiras. Elas comportam opiniões plurais, de integrantes e convidados, que não são necessariamente posição institucional das Fundações participantes do CASB.

Trajetória do CASB

imagem da trajetória casb

Comissão Organizadora do CASB

logo fpa
logo fundação rosa luxemburgo
logo FLCMF
logo grabois

A Comissão de Organização é composta pelas três fundações partidárias do Brasil (PT, PSOL, PCdoB) e pela fundação alemã Die Linke . Suas funções são:

  1. Indicar os nomes para o Conselho do CASB;
  2. Propor e organizar as atividades e reuniões dos GT’s;
  3. Elaborar as pesquisas que vão a campo;
    Fazer a gestão geral do CASB.
  4. Fazer a gestão geral do CASB

Grupos de Trabalho e Painéis Temáticos

Mundo do trabalho

GT 1 – As classes trabalhadoras

ícone casesEstrutura do trabalho

GT 2 – Extrema direita nas Forças de Segurança e Forças armadas

GT 3 – Extrema Direita Produção e interpretação das Leis

ícone handshakeApoio empresarial

GT 2 – Extrema direita nas Forças de Segurança e Forças armadas

GT 3 – Extrema Direita Produção e interpretação das Leis

icone helperDisputa ideológica e capilaridade

GT 6 – Religiosidades

GT 7 – Cultura da Violência: política de armamento, CACs, clubes de tiro

GT 8 – Violência nas escolas, massacres e disputas da juventude

GT 9 – Indústria cultural bolsonarista

GT 10 – Os alvos do Bolsinarismo: mulheres e trans, negros, pobres, petistas, nordestinos e indígenas

GT 11 – Negacionismo Climático no Brasil

GT 12 – Big Techs e Comunicação