O NOPPE, fundado em 1997, possui um histórico robusto de produção de pesquisas. Nessas duas décadas e meia de existência, investigou temas como a juventude brasileira, o racismo no Brasil, a questão indígena, as mulheres e a violência de gênero, os idosos, diversidade sexual e homofobia e a cultura política dos brasileiros e brasileiras, trazendo em cada momento contribuições consideráveis para o debate público nacional. Nos últimos três anos organizamos o trabalho a fim de produzir diagnósticos para entender os caminhos percorridos pela opinião pública – quais tendências o eleitorado vem seguindo, a quais valores vem aderindo e reproduzindo. Para tanto, estruturamos nossos estudos em três frentes principais:

  • A primeira é o acompanhamento das pesquisas de opinião publicadas pelos principais institutos (DataFolha, IPESPE, Quaest, IPEC, entre outras…). Por meio dessa frente procuramos também produzir um debate metodológico, em que discutimos o impacto da escolha dos métodos nos resultados finais de cada pesquisa.
  • A segunda frente é a pesquisa de “Mulheres e Gênero nos Espaços Público e Privado”, 3ª Edição, em parceria com o SESC/SP. A primeira edição desta pesquisa foi lançada em 2001, a segunda em 2010 e, neste ano, marcaremos a terceira década deste estudo. Os resultados da pesquisa (em suas etapas qualitativa e quantitativa) serão publicados ainda em 2023.
  • A terceira frente de trabalho é a pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo de Cultura Política. Neste ano de 2023, unimos esforços junto às fundações partidárias Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL), Mauricio Grabois (PCdoB) e Rosa Luxemburgo (Die Linke-A Esquerda) para aprofundar a compreensão das mudanças na sociedade brasileira. No Centro de Análise da Sociedade Brasileira (CASB) produzimos diagnósticos a fim de auxiliar os partidos e o governo na tarefa de democratização da sociedade e das instituições, e na organização do campo democrático popular.

Nós, do NOPPE, acreditamos que pesquisa bem feita pode elevar o conhecimento da realidade e contribuir para sua transformação. A pesquisa deve ser um instrumento para qualificar a reflexão e também a intervenção política com vistas à superação das desigualdades e injustiças que marcam nossa sociedade.

Equipe: Carlos Henrique Árabe – Diretor Jordana Dias Pereira – Coordenadora Juliana Nascimento – Matheus Toledo – Vilma Bokany

`