O NOPPE, fundado em 1997, possui um histórico robusto de produção de pesquisas. Nessas duas décadas e meia de existência, investigou temas como a juventude brasileira, o racismo no Brasil, a questão indígena, as mulheres e a violência de gênero, os idosos, diversidade sexual e homofobia e a cultura política dos brasileiros e brasileiras, trazendo em cada momento contribuições consideráveis para o debate público nacional. Nos últimos três anos organizamos o trabalho a fim de produzir diagnósticos para entender os caminhos percorridos pela opinião pública – quais tendências o eleitorado vem seguindo, a quais valores vem aderindo e reproduzindo. Para tanto, estruturamos nossos estudos em três frentes principais:
Nós, do NOPPE, acreditamos que pesquisa bem feita pode elevar o conhecimento da realidade e contribuir para sua transformação. A pesquisa deve ser um instrumento para qualificar a reflexão e também a intervenção política com vistas à superação das desigualdades e injustiças que marcam nossa sociedade.
Equipe: Carlos Henrique Árabe – Diretor Jordana Dias Pereira – Coordenadora Juliana Nascimento – Matheus Toledo – Vilma Bokany