Venezuela presta homenagem ao ex-presidente, que morreu de câncer aos 58 anos e mudou o panorama do seu país. E, apesar da crise, ele segue lembrado

O partido governista venezuelano homenageou no domingo, 5, o presidente Hugo Chávez, no décimo aniversário de sua morte, com um ato no Quartel de la Montaña, símbolo do chavismo por ter sido palco de sua primeira tentativa de vir ao poder. Uma década após sua morte por câncer aos 58 anos, o líder esquerdista que se conectou com milhões de venezuelanos despossuídos tornou-se um ícone que continua sendo o político com a melhor imagem do país.

Segundo a consultoria Datanálisis, Hugo Chávez tem uma avaliação positiva de 56%, contra 22 de seu sucessor, o presidente Nicolás Maduro. Ao longo da última década, a Venezuela perdeu a liderança internacional herdada por Chávez, já que as receitas do petróleo caíram e a migração disparou. Por conta disso, a inflação disparou e o governo foi acusado de violações de direitos humanos. 

Entre 2014 e 2020, o PIB venezuelano experimentou uma queda que reduziu o tamanho da economia nacional em quase 80%, cenário que começou a se reverter em 2021, mas levará décadas para se recuperar do ponto de 2013, segundo especialistas. Desde a morte de Chávez, meio milhão de empresas fecharam, a maioria pequenas e médias, segundo relatos de empresários.

A nação que recebeu milhões de migrantes por 60 anos de riqueza, começou em 2013 a contabilizar milhares de venezuelanos que deixaram o país. Até hoje, segundo dados levantados pelas Nações Unidas, quase 7,2 milhões de pessoas deixaram a Venezuela sobrecarregada pela crise e em busca de oportunidades.

Em 2017 o país entrou oficialmente em default, deixando de pagar suas dívidas. A partir daí, a dívida cresceu e não conseguiu ser reestruturada pelo governo por conta das sanções internacionais que restringem sua capacidade de obter financiamento no exterior. Depois de inúmeras sanções pessoais contra líderes chavistas, o povo começou a sofrer essas restrições em primeira mão em 2019, quando os Estados Unidos incluíram a petroleira PDVSA em sua lista. 

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) iniciou na sexta-feira a comemoração dos dez anos da morte de Hugo Chávez. “Temos o enorme compromisso, dez anos após a partida física de nosso comandante, de continuar fortalecendo a unidade popular, a vanguarda da revolução na Venezuela e além, porque este é um projeto internacionalista”, disse o embaixador venezuelano em Cuba, Adán Chávez . 

Estiveram presentes no evento os presidentes e ex-presidentes da região Luis Arce, Daniel Ortega, Rafael Correa, Manuel Zelaya e Evo Morales. Além disso, milhares de simpatizantes do chavismo foram ao Quartel de la Montaña para homenagear a memória do presidente. Coincidindo com o aniversário, foi convocado um encontro de movimentos sociais da América Latina e do Caribe do qual participou o presidente Nicolás Maduro sob o título “A validade do pensamento bolivariano do comandante Chávez no século 21”. •

`