Na quarta-feira, 6, a série Diálogos pelo Brasil discutiu a educação como pilar da reconstrução do país. O evento contou com as participações de Dermeval Saviani, Romualdo Portela, Maria Lucia Cavalli Neder e Cesar Callegari, com mediação de Carlos Abicalil, coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação, da Fundação Perseu Abramo.

A chapa Lula-Alckmin tem como diretriz de governo para a educação o resgate e o fortalecimento dos princípios do projeto democrático de educação, desmontado e aviltado desde o Golpe de 2016. “Para participar da sociedade do conhecimento, é fundamental o resgate de um projeto de educação que dialogue com o projeto de desenvolvimento nacional”, aponta a diretriz. “Para isso, é preciso fortalecer a educação pública universal, democrática, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, laica e inclusiva, com valorização e reconhecimento público de seus profissionais”.

Professor da pós-graduação da Unicamp, Dermeval Saviani abordou a retomada do Estado Democrático de Direito a partir do texto das diretrizes apresentadas na plataforma Juntos pelo Brasil. Ele apontou a necessidade de ampliar o financiamento do setor. “A educação é fator estratégico para o desenvolvimento global do país, e pode mudar o próprio modelo de desenvolvimento atual”, disse. •

`