Na tarde de quarta-feira, 15 de junho, por volta das 15h, um drone invadiu a área do Centro Universitário do Triângulo (Unitri) onde acontecia a pré-produção de ato público com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil.

O drone jogou sobre algumas pessoas que já se encontravam no local um líquido mau cheiroso, provavelmente uma substância conhecida como chama mosca. Policiais militares, que trabalhavam no apoio ao evento, interceptaram uma caminhonete onde estavam três homens com o equipamento. Eles foram presos em flagrante.

Na quinta-feira, 16, o planejamento da operação com o drone vieram à tona. Um vídeo supostamente feito por um dos operadores mostra o instante em que o equipamento sobrevoa o Unitri. Eles alegam nas imagens que a substância se tratava de um veneno. A quantidade seria 2 litros. “Pode levantar. Joga pra cima do palco. Joga pra cima do palco”, disse uma das pessoas que aparentemente filmava a ação. “Roda mais para o lado da arquibancada”, continuou.

Outro indivíduo que guiava o aparelho disse que a vazão do líquido “estava no máximo” e que “o povo estava correndo”. O próprio controlador garantiu que haviam 2 litros. Ele também frisou que várias pessoas estavam arremessando objetos em direção ao drone, provavelmente para derrubá-lo. Os suspeitos não tinham autorização para usar o equipamento. O caso está sendo investigado pela polícia. •

`