11° Congresso da Fepal começa nesta sexta
A FEPAL convida a todos/as para participarem da cerimônia de abertura do seu 11° Congresso, dia 20, às 20;00, no Club Homs, em São Paulo, assim como dos debates, atividades culturais e da plenária de solidariedade, que serão realizados ao longo do evento, no Hotel Panamby.
Este já é o maior encontro brasileiro-palestino da história. Compareça e faça parte da grande voz global que diz NÃO AO GENOCÍDIO na Palestina.
Confira a programação do 11° Congresso da Fepal
Evento terá espaço multicultural com livros, camisetas e produtos temáticos da Palestina, sala de oração e grande plenária aberta de solidariedade ao povo palestino.
O 11° Congresso da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) terá início nesta sexta-feira (20) e se estenderá até domingo (22).
Este já será o maior congresso da história de mais de quatro décadas da instituição, que é representante oficial da comunidade brasileiro-palestina. Estão inscritos mais de 220 delegados e observadores de todo o país, além de dezenas de convidados especiais.
Segundo o balanço realizado na noite de segunda-feira (16) pela comissão organizadora do Congresso, já estão inscritos 223 participantes, que representam a comunidade brasileiro-palestina de todo o território nacional. São 197 delegados e 26 observadores. Já é o maior congresso da história. O passado, em 2019, teve perto de 160 delegados e observadores eleitos em assembleias, dos quais 136 compareceram, fazendo dele também o maior até então.
Esses delegados e observadores ao 11º Congresso foram eleitos nas dezenas de assembleias comunitárias, presenciais e virtuais, bem como em cinco assembleias especiais de abrangência nacional e virtuais, que reuniram, cada uma, refugiados, juristas, profissionais da saúde, mulheres e juventude.
Também haverá ampla cobertura da imprensa. Os jornalistas interessados em cobrir o evento podem fazer o credenciamento neste endereço.
“Além de ser o maior congresso da nossa história, e ser historicamente importante porque se dá em um momento de genocídio televisionado (de Nakba televisionada), este congresso também pretende ser aquele que vai revolucionar a forma de fazer congressos palestinos no Brasil”, declara o presidente da Fepal, Ualid Rabah.
1° dia do Congresso
O evento ocorrerá em São Paulo. Os participantes se hospedarão no Hotel Panamby, na Barra Funda (onde também ocorrerão as atividades do final de semana). Ainda na sexta-feira, a todos os hóspedes que participarão da Congresso será servido um jantar no restaurante do hotel, às 18h.
O jantar será antecipado devido ao embarque, a partir das 18h30, de todos os congressistas, para o Club Homs, na Avenida Paulista, onde ocorrerá a solenidade de abertura do Congresso. Esta, por sua vez, será realizada às 20h e contará com a presença de autoridades e todo público geral, que está convidado a participar. Após o evento, todos os congressistas serão transportados novamente para o hotel.
2° dia do Congresso
A abertura dos trabalhos do segundo dia de Congresso será às 8h de sábado (21), após credenciamento dos participantes. Serão escolhidos os membros da mesa coordenadora e votado o regulamento interno. A abertura dos trabalhos será na Sala Azaleia, no piso térreo do Hotel Panamby. Em seguida, será feita a apresentação do relatório das ações da Fepal no mandato 2019-2024.
A partir das 9h, os delegados entregarão à mesa diretora as propostas ao Congresso deliberadas nas assembleias comunitárias e especiais, que terão leitura na plenária final. Também serão formados os grupos de trabalho, com presidente e relator.
Os grupos de trabalho se reunirão às 10h nas salas Ipê, Jacarandá e Nogueira do Hotel Panamby. O 11° Congresso contará com os seguintes grupos de trabalho: Juventude, Mulheres, Refugiados, Gestão Financeira, Jurídico, Direitos Humanos e Apartheid, Comunicação, Relações Institucionais, Relações Internacionais, Cultura e Esportes, Formação Histórica e Política e Comunidades Brasileiro-Palestinas no Brasil.
Após o almoço (às 12h30 no restaurante do hotel), as propostas elaboradas e apresentadas pelos GTs serão discutidas e aprovadas às 14h na Sala Azaleia (piso térreo).
Todos os trabalhos serão restritos aos delegados e observadores. Os convidados especiais e o público geral estão convidados a prestigiar e a participar das atividades livres e abertas, que ocorrerão a partir das 16h30 de sábado. Essas atividades serão mesas de debates temáticos em que os convidados especiais discutirão desde as implicações jurídicas do genocídio em curso na Palestina até o papel da cultura e da arte na denúncia desse genocídio. No total, serão oito mesas temáticas (quatro das 16h30 às 18h e outras quatro das 18h às 19h30), cujos temas e debatedores serão abordados em outro artigo à parte.
“O Congresso vai dar todo o conforto possível aos delegados e observadores e vai incorporar o máximo de tecnologia e de debates com alguns dos mais importantes debatedores da Questão Palestina no Brasil”, diz o presidente da Fepal. “Esse congresso também tem uma outra característica: ele pretende renovar a representação palestina no Brasil, incorporando mais mulheres e mais jovens, e também dará uma nova dinâmica ao movimento palestino no Brasil a partir das ferramentas de comunicação e as capacidades de se organizar a partir delas”, completa.
O jantar ocorrerá às 19h30 no restaurante do hotel. A outra atividade aberta ao público, para fechar a noite, será a grande plenária de solidariedade à Palestina às 20h30. Nela, os presentes, dentre eles convidados especiais, autoridades, ativistas, intelectuais, acadêmicos, movimentos sociais e os comitês constituídos em todo o país desde o 7 de Outubro debaterão o papel da solidariedade à Palestina no Brasil.
3° dia do Congresso
No domingo (22), as atividades começam às 8h30, com a escolha da Comissão Eleitoral, na Sala Azaleia do Hotel Panamby. Em seguida, as chapas que concorrerão à direção da Fepal poderão se inscrever. Elas apresentarão as suas propostas, com tempo de 15 minutos para cada chapa. A eleição para a escolha da direção da Fepal para o quadriênio 2024-2027 ocorrerá às 11h, na mesma sala. Em seguida, será feita a apuração dos votos e a proclamação do resultado, bem como a cerimônia de posse da nova direção eleita.
“Deste Congresso pretende eleger uma nova direção, com muito mais capacidade de trabalhar do que a atual. Esse é o nosso desejo e esperamos alcançá-lo”, conclui Rabah.
O check-out dos hóspedes deverá ser realizado às 12h no balcão da recepção do hotel. O almoço, por sua vez, será servido às 13h no restaurante. Às 14h30 será realizada a cerimônia de encerramento do 11° Congresso da Fepal.
Espaço Multicultural e Mussala
Haverá um espaço para oração (Mussala) no Hotel Panamby ao longo de todo o dia. Será na Sala Ipê.
Também, como parte das atividades livres abertas ao público, haverá exposição e venda de livros, artesanatos, camisetas, kufyias e acessórios com temas da Palestina no Foyer do piso E2, das 8h às 21h de sábado e das 8h às 14h de domingo.
Para os detalhes de toda a programação, clique aqui ou leia o QR code abaixo.