Centrais sindicais e a crise brasileira é o tema de ciclo do Observatório da Democracia
Neste sábado, 13/06, a partir das 14h30, será realizada a videoconferência Centrais Sindicais e a Crise Brasileira, que faz parte do Ciclo Diálogos, Vida e Democracia, promovido pelo Observatório da Democracia, que chega a sua 13ª edição. A mesa será coordenada por Nilson Araújo, da Fundação Claudio Campos, e estarão participando deste debate o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Adilson Araújo, o presidente Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) Antônio Neto, o secretário geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora Edson Carneiro Índio, o presidente da Nova Central José Calixto Ramos, o presidente da Força Sindical Miguel Torres, o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) Ricardo Patah, a Secretária geral da CONTAG Thaísa da Silva, presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) Ubiraci Dantas Oliveira e o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas.
A luta do século 20 foi para estabelecer regras no mundo do trabalho que beneficiassem também os trabalhadores, pois o início do capitalismo foi de completa exploração da mão de obra. As lutas sindicais foram fundamentais para que os trabalhadores alcançassem direitos e se impusessem no mundo do trabalho. Estamos no século 21, enfrentando crises politica, sanitária e econômica, e é importante saber do ponto de vista das lutas sindicais em que ponto se encontram as conquistas feitas até agora e quais as perspectivas para o futuro.
O ciclo conta com a realização de diversas mesas temáticas feitas por videoconferências, sempre a partir das 14h30. As seguintes acontecerão dia 17/06 (quarta) – Democracia, Política e Partidos e 22/06 (segunda-feira) – Pandemia, saídas para crise 2.
O Observatório da Democracia é formado pelas Fundação Perseu Abramo (PT), Fundação João Mangabeira (PSB),Fundação Mauricio Grabois (PCdoB), Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Fundação da Ordem Social (PROS) e Fundação Claudio Campos e Fundação Astrojildo Pereira (Cidadania).
Serviço
Ciclo Diálogos, Vida e Democracia – Vídeoconferências
Mesa Centrais Sindicais e a Crise Brasileira
Data: 13/06 (sábado)
Horário: 14h30 a 16h30
Onde: Acompanhe as webconferências do ciclo Diálogos, Vida e Democracia, no Facebook, pelas páginas das fundações Astrojildo Pereira, Claudio Campos, Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Perseu Abramo, Lauro Campos e Marielle Franco, Mauricio Grabois e da Ordem Social e João Mangabeira.
Ou se inscreva no canal do Observatório da Democracia no youtube
A programação completa pode ser acessada aqui