A Fundação Perseu Abramo realizará nos dias 28 e 29 de junho, em Florianópolis (SC) – Hotel Canto da Ilha, Avenida Luiz Boiteux Piazza, 4810, Ponta das Canas –, o quarto Fórum Regional Encontros de Difusão e Reconexão Periferias, reunindo nesta etapa movimentos e coletivos de periferia dos três estados da região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os encontros buscam fortalecer a formação de uma ampla rede de movimentos e coletivos de periferia para a atuação em suas bases comunitárias, a fim de construir uma nova hegemonia que favoreça a participação política, a defesa do Estado democrático e de direito e os interesses comuns da sociedade.

“A ideia é que os fóruns pensem a atuação conjunta do Partido dos Trabalhadores e dos movimentos sociais, no sentindo de ter um impacto na atualização programática do partido”, lembra Paulo Ramos, sociólogo e coordenador do projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo.

Os fóruns

Os Fóruns Regionais Encontros de Difusão e Reconexão Periferias são articulados conjuntamente pelos projetos Reconexão Periferias e Curso de Difusão do Conhecimento, ambos da Fundação Perseu Abramo.

Três fóruns já foram realizados neste ano, em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM). Além das regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Sul, a região Centro-Oeste também deve receber o evento. Os fóruns regionais culminarão até o fim do ano em uma etapa final de caráter nacional.

O Fórum Nacional será um momento de articulação e formação de redes de atuação de base por organizações mapeadas pelo projeto Reconexão Periferias e novos parceiros trazidos ao longo do processo.

PROGRAMAÇÃO

Sexta, dia 28 de junho

17h – Abertura Coffee Break: Acolhida das Delegações pelo PT-SC
Será o momento de apresentarmos as delegações que estão na cidade para o Fórum.

19h – Reconectar: Periferias como centro das lutas contemporâneas, com Lenilson Silva; Coordenação: PT Nacional
Nesse momento teremos a Conferência de abertura, para falar da importância das lutas das periferias no cenário atual, dos vários atores e atrizes que trazem a luta por justiça com o centro da estratégia da luta por democracia. Na sequência, iremos para o jantar.

20h45 – Atividade Cultural Participativa
Seguindo a linha de troca de experiências, a atividade cultural será feita com artistas locais, mas também terá espaço aberto para artistas que vierem junto nas delegações.

Sábado, dia 29 de junho

8h30 – Apresentação do projeto Reconexão Periferias
Paulo Ramos, coordenador do Projeto, fará a apresentação do mesmo até o momento, explicando sua construção e suas atividades.

9h – Vozes do Sul: realidades e perspectivas
Mesa é composta por representantes dos estados presentes, com o objetivo de expor para debate os acúmulos, ideias e desafios que cada delegação traz na bagagem, pensando sempre em uma leitura profunda da realidade e quais as possibilidades de sua transformação. Esta mesa dialoga com a Conferência de abertura e fornece elementos para o momento da tarde.

12h – Almoço

14h – Grupos de Discussão e Construção do Plano de Ação
Pensando na Região Sul, no período da tarde as pessoas presentes se dividirão em grupos para consolidar diagnósticos, potências e ações sobre os três temas do Projeto: Cultura, Violência e Trabalho. Momento também de compartilhar o que já existe de potência para superar os problemas e construir quais as próximas ações que podem ser feitas coletivamente para fortalecer as potências locais. É um momento de trabalho coletivo muito importante para a continuidade das ações do Projeto.

17h – Encaminhamentos
É quando o trabalho dos grupos é apresentado em plenário e quando apresentamos as ideias da Carta de Florianópolis.

19h – Jantar

20h – Prontos e prontas para continuar a luta nos Estados!

`